Pular para o conteúdo principal

A Confissão e o Catecismo Apoiam o Arminianismo

 

painting, Classic art, Interiors, Pillar, Belgium, Church, Statue,  Architecture HD Wallpapers / Desktop and Mobile Images & Photos

 

Por SEA

 

O que aconteceria se a Confissão Belga e o Catecismo de Heidelberg não apoiassem o calvinismo supralapsariano, mas a teologia de Armínio? Ambas as obras sempre foram vistas como calvinistas, com a suposição de que a linguagem predestinatória inerente se opõe ao arminianismo reformado. Na verdade, até mesmo as declarações mais explícitas a respeito da eleição para a salvação na Confissão e no Catecismo apoiam a doutrina da eleição de Armínio. Um sínodo nacional não foi convocado antes da morte de Armínio em 1609, então nunca saberemos o que poderia ter ocorrido.

 

O que sabemos é que alguns calvinistas supralapsários (tal como Francisco Gomaro) instigaram calúnias em relação aos ensinamentos de Armínio, a ponto de seu nome se tornar sinônimo de socinianismo (negação da Trindade e da divindade de Cristo), de catolicismo romano (salvação orientada pelas obras), de semipelagianismo (negação da depravação total e incapacidade total) – todos os quais nada mais eram do que mentiras abertas. Armínio uma vez exclamou:

 

“... afirmo que esses bons homens [note que ele chamou seus oponentes teológicos de “esses bons homens”] não compreendem os nossos sentimentos, não conhecem as expressões que empregamos, e nem entendem o significado dessas expressões. Em consequência disso, não é de surpreender que eles se desviem, enormemente, da verdade, quando enunciam nossos sentimentos com as palavras deles, ou quando anexam outros (isto é, os seus próprios) significados às nossas palavras.”[1]

 

O estudioso de Armínio, Carl Bangs, escreve o seguinte:

 

A Confissão Belga, artigo 14, afirma que o homem “desejosamente se submeteu ao pecado e, dessa forma, à morte e à maldição”. Armínio poderia apelar a isso em apoio à sua alegação de que o pecado não é uma necessidade do decreto divino, e ele assim o fez em 1608 [um ano antes de sua morte, outubro de 1609]. O mesmo artigo fala do falso ensino cerca do livre-arbítrio, “vendo que o homem nada é, exceto um escravo do pecado e não tem receptividade ou habilidade a menos que lhe sejam dadas do céu”. Armínio concordaria.

 

Artigo 16 lida com a eleição... Armínio não contradisse este artigo, mas seus escritos realmente suscitam uma questão de interpretação. Qual é a referência a “aqueles a quem Ele [...] escolheu”? Armínio defende que são os que creem. Se essa interpretação for aceita, ele não tem problemas com a Confissão.

 

O Catecismo de Heidelberg fala ainda menos sobre predestinação, mas as Perguntas 20 e 54 vão direto ao ponto.

 

20. Pergunta: Todos os homens então serão salvos através de Cristo assim como eles se tornaram perdidos através de Adão? Resposta. Não, apenas aqueles que por fé reta são incorporados Nele e aceitam todos os Seus benefícios.

 

54. Pergunta: O que cremos acerca da Igreja Cristã universal? Resposta: Que o Filho de Deus reuniu, protegeu, e preservou para Si, desde o início do mundo até o fim, de toda a família humana, através de Seu Espírito e Sua Palavra, uma comunidade escolhida para a vida eterna, na unidade da fé verdadeira, e da qual, portanto, eu sou e permanecerei eternamente um membro vivo.

 

A pergunta 20 parece estar bem acomodada à tese de Armínio de que a salvação é desejada para uma classe de crentes. A pergunta 54 permite a interpretação e não faz especificação do modo da eleição. A questão acerca da teologia de Armínio e as duas fórmulas podem bem tomar outra direção: não que “as afirmações poderiam ser estendidas para acomodar as visões de Armínio?”, mas sim que “elas poderiam ser estendidas para acomodar as visões de seus oponentes?” Foi realmente essa segunda pergunta que perturbou os defensores da mais antiga e mais moderada teologia holandesa. As confissões não deveriam ser revisadas para remover as ambiguidades sob as quais os supralapsários se escondiam? Em defesa dessa posição, pode ser dito novamente que as fórmulas foram escritas antes da questão do supralapsarianismo ser levantada [sendo uma teoria tão nova e sem apoio da história da Igreja], assim como o próprio Calvino não apresenta uma resposta clara quanto a se ele é supralapsários ou sublapsário. Eu concluo que Armínio se sentia em essencial concordância com a Confissão e o Catecismo, que ele não os atacou, mas que, contudo, jamais esteve inteiramente satisfeito com as fórmulas em razão de sua ambiguidade.[2]

 

 

 

 

 

Fonte: SEA[3]




[1] ARMÍNIO, Jacó. As Obras de Armínio. 1 vol. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. p. 296.

[2] BANGS, Carl O. Armínio: Um estudo da reforma Holandesa. São Paulo: Editora Reflexão, 2015. p. 265-266.

[3] http://evangelicalarminians.org/the-confession-and-catechism-support-arminianism/


Imprima este artigo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12