quarta-feira, 9 de junho de 2010

Evidência de abelhas no Antigo Israel


Colméias descobertas alguns anos atrás em Tel Rehov são objeto de um cuidadoso estudo colaborativo publicado no Procedimento da Academia Nacional de Ciências. O LA Times tem um relatório popular do artigo:

Israel várias vezes se refere na Bíblia - 17 vezes- como a "terra do leite e mel", mas até três anos atrás, os arqueólogos tinham descoberto poucas provas concretas que a apicultura era praticada constantemente no local. Muitos estudiosos, de fato, supunam que "mel" se referia a um néctar da época ou outras frutas.

Então, a três anos atrás pesquisadores encontraram um apiário de 3.000 anos de idade na da Idade do Ferro na cidade de Tel Rehov no vale do Jordão, o mais antigo estabelecimento comercial de apicultura conhecido no mundo, sugerindo que a palavra "mel" provavelmente se referia a isso. Agora, os mesmos pesquisadores têm obtido uma surpresa ainda maior: as abelhas que foram mantidas no interior das colmeias eram, provavelmente, da Turquia, há centenas de quilômetros de distância.

"Esta é uma descoberta muito especial ... porque ali não há evidência anterior de se transportar qualquer tipo de animal até tal distância, especialmente abelhas, que representam um tipo sofisticado de agricultura", disse a arqueóloga Amihai Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, principal autor de um relatório online publicado segunda-feira no Procedimento da Academia Nacional de Ciências. "Isso lança uma nova luz sobre a economia do período bíblico."

Os resultados "implicariam uma incrível soma de comércio de mercadorias de abelhas", disse o especialista em abelhas Gene Kritsky do College of Mount St. Joseph, em Cincinnati, editor da American Entomologist. A importação de abelhas italianas para os Estados Unidos na década de 1860 "foi projetado para ser um grande negócio, então," ele disse, "mas os israelenses podem ter feito isso antes mesmo do primeiro milênio a.C".


O artigo continua aqui. A história também é relatada na New Scientist (3 fotos) e Wired (4 fotos).

A descoberta original foi informada por Haaretz, Arutz-7, e o Jerusalém Post.


HT: Safaris Criação Lauer e Joe


Fonte: Bible Places

0 comentários:

Postar um comentário