Pular para o conteúdo principal

Encontrado Templo Filisteu no Lar de Golias


Por Ben Hartman

Arqueólogos encontraram um templo filisteu e também evidências do maior terremoto dos tempos bíblicos, durante as escavações realizadas no Parque Nacional Tel Tzafit, próximo a Kiryat Gat.

O sítio arqueológico abriga a cidade filistéia de Gate, o lar do antigo guerreiro Golias.

O Prof. Aren Maeir do Departamento de Estudos e Arqueologia da Terra de Israel, disse nesta quarta-feira, que o templo pode lançar luz sobre a arquitetura na Filistia quando o herói judeu Sansão, supostamente, derrubou o templo de Dagon sobre si mesmo.

Maeir disse que a arquitetura do templo filisteu é o primeiro achado desse tipo em Gate, ajudando a esclarecer como teria sido o templo de Dagon, em particular os dois pilares que ancoravam o centro da estrutura.

“Não afirmamos que este é o mesmo templo em que ocorreu a história de Sansão ou que a história nunca aconteceu,” disse Maeir. “Mas, ele nos dá uma boa ideia de que imagem o escritor da história poderia ter de um templo filisteu.”

Maeir disse que os sismólogos que examinaram o sítio confirmaram que um grande terremoto ocorreu ali, estimado em 8 pontos na escala Richter. A maior evidência foi a presença de tijolos da muralha que haviam sidos derrubados e espalhados “como um baralho de cartas”.

“Se os sismólogos estão certos, os 8 graus na escala Richter teria aplainado uma grande cidade. A intensidade da energia necessária para mover as muralhas só poderia ter sido de algo muito poderoso,” disse Maeir.

“Sabemos que este é o mais famoso terremoto mencionado no Livro de Isaías e no Livro de Amós... O que temos aqui é a mais forte evidência arqueológica de um dramático terremoto, um evento natural que deixou uma marca muito significante nos profetas bíblicos da época.”

O sítio no Parque Nacional Tel Tzafit contém um dos “montes de ruína” mais antigos de Israel, estima-se que a habitação humana contínua iniciou a partir do quinto milênio a.C até hoje.

Outros achados importantes são as evidências da destruição de Gate pelo Rei Hazael de Damasco, por volta de 830 a.C, e a evidência do primeiro assentamento filisteu em Canaã.

Maeir disse que os itens incluem o equipamento de cerco usado por Hazael durante o ataque sobre Gate, o mais antigo achado arqueológico do seu gênero já descoberto.


Fonte: Jerusalem Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Comparação entre o Arminianismo Wesleyano e o Clássico (tradução)

Foto: John Wesley O arminianismo wesleyano e clássico têm muito em comum, no entanto, existem algumas diferenças. Aqui está uma lista que compara algumas das diferenças de crença. Estas são geralmente, crenças particulares que freqüentemente variam de pessoa para pessoa. E algumas dessas categorias se sobrepõem um pouco. Por exemplo: uma visão de santificação influencia a visão de justificação. Santificação/Santidade: Wesleyanos colocam uma ênfase à inteira santificação (embora talvez menos ainda do que antes). Arminianos clássicos não possuem a inteira santificação. Wesleyanos ensinam que os cristãos podem ser completamente santificados nesta vida, e que podem viver uma vida santa. Santificação não é apenas para dentro, é também para fora, e motiva uma vida de serviço. John Wesley chamou isso de "Santidade de coração e vida". Alguns wesleyanos vêem isso como um processo. Alguns vêem isso como ...

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma ...

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O...