Pular para o conteúdo principal

Minha Lista de “Denominações Aprovadas”

Por Roger Olson

Frequentemente recebo e-mails de pessoas (e algumas perguntam aqui) pedindo ajuda para encontrar uma igreja. Muitas vezes o que eles querem dizer é – uma denominação. Não posso ajudá-las a encontrar uma igreja num local que eu não conheço (sem despender muito tempo nesse projeto).  Então, vou ajudá-las mencionando as denominações – as quais acredito que existam nas suas regiões.

O que eu vou fazer aqui eu nunca fiz antes, espero que isto seja útil aos que buscam uma igreja.

É claro, há alguns riscos nisto. Primeiro, vou omitir inevitavelmente algumas denominações porque não conheço o suficiente sobre elas. (Embora eu tenha sido um consultor não remunerado do Manual de Denominações dos Estados Unidos e mencionado pelo editor na introdução; denominações são um tipo de hobby para mim.) Segundo, posso recomendar uma denominação que inclua igrejas individuais, mas não a recomendo. Terceiro, posso omitir uma denominação que inclui excelentes igrejas individuais que, se eu soubesse algo sobre elas, recomendaria. Quarto, em alguns casos eu posso estar recomendando uma denominação baseado em suas próprias informações o que não pode ser totalmente confiável. Farei o meu melhor para contornar esses riscos e evitá-los, mas não posso garantir nada.

Sugiro que quando uma pessoa ler a minha lista e ficar intrigado com alguma denominação, ele ou ela olhe no site da denominação e faça perguntas sobre as doutrinas, práticas, etc. Eu estou excluindo muitas denominações sem nomeá-las. Claro, isto não quer dizer que se uma denominação não estiver na minha lista ela é “ruim”. Só posso dizer que não sei o suficiente sobre ela para recomendá-la.

Qual foi o meu critério para a inclusão? Primeiro, a denominação deve ser trinitária. Segundo, ela deve ser amplamente evangelical (e protestante), não sectária ou rigidamente fundamentalista, ou principalmente liberal (pluralista, inclusiva). Terceiro, ela deve ser pelo menos aberta a arminianos. Ou seja, eu não a recomendaria se ela, como uma denominação confessionalmente calvinista, não permitisse um arminiano ensinar, servir ou oficiar. Calvinistas têm outras fontes para encontrar uma boa igreja. Há vários blogueiros calvinistas que ficarão felizes, tenho certeza, em ajudá-lo a encontrar uma boa igreja. Eu sei de alguns blogueiros arminianos que estão bem informados sobre denominações e que ajudarão as pessoas com uma orientação arminiana a encontrar uma igreja. (Eu ouço de tais pessoas o bastante para saber que este é o caso!)

Atenção: eu não estou incluindo aqui as assim chamadas denominações “majoritariamente protestantes”. Estas incluem algumas congregações evangelicais, mas elas não são denominação que eu poderia dizer a alguém com dúvida “ache uma igreja dessa denominação porque ela é provavelmente evangelical e amigável a arminianos.” Claro que, se eu sei de uma congregação evangelical e amigável a arminianos onde a pessoa mora, vou recomendar que ela dê uma olhada. No geral, contudo, as denominações chamadas “majoritariamente protestantes” não são conhecidas por serem evangelicais.

Então, aqui está a minha lista:

ANABATISTA E QUAKER: Comunhão de Igrejas Evangélicas, Igreja Menonita, Igreja Missionária, Igreja Evangélica dos Amigos. (Esta eu recomendaria a uma pessoa que seja pacifista ou busca uma congregação “igreja paz” para se membrar. Somente recomendaria uma igreja dos Amigos ou Quaker se a pessoa achar algum outro modo de participar no batismo e Santa Ceia.)

IRMÃOS E PIETISTA: Igreja dos Irmãos (Ashland), Igreja dos Irmãos em Cristo, Igreja dos Irmãos Unidos em Cristo, Igreja Evangélica Congregacional, Igreja Aliança Evangélica, Igreja Evangélica Livre da América.

BATISTA: Igreja Batista Americana (muitos são evangelicais e a denominação como um todo chama a si mesma de evangélica), Convenção Geral Batista do Texas, Associação Batista Conservadora da América (BCAmérica), Conferência Mundial Batista Geral, Comunhão Batista Cooperativa (alguns são evangelicais, alguns são mais liberais), Associação Geral dos Batistas Gerais, Associação Nacional dos Batistas Livre-Arbítrio, Convenção Nacional Batista (alguns são evangelicais, alguns são mais liberais), Convenção Nacional Batista dos EUA, Conferência Batista Norte-Americana, Convenção Original Batista Livre-Arbítrio, Igreja Batista Livre-Arbítrio Unida da América.

METODISTA: Igreja Metodista Episcopal Africana, Igreja Metodista Episcopal Africana Sião, Igreja Metodista Episcopal Cristã, Igreja Metodista Congregacional, Igreja Evangélica da América do Norte, Igreja Evangélica Metodista, Exército da Salvação. (Nota: somente recomendaria o Exército da Salvação com a ressalva que a pessoa precisa encontrar alguma maneira de participar no batismo e Santa Ceia)

HOLINESS/SANTIDADE (estas são na sua maioria ramificações da tradição metodista): Aliança Cristã e Missionária, Igreja de Cristo, Santidade, Igreja de Deus (Anderson, Indiana), Igreja de Deus (Santidade), Igreja do Nazareno, Igrejas de Cristo em União Cristã, Igrejas de Deus, Conferência Geral (Winebrenner), Igreja Metodista Livre da América do Norte, Igreja Wesleyana.

IGREJAS CRISTÃS E RESTAURACIONISTAS (tradição Stone-Campbellite): Igreja Cristã Independente e Igreja de Cristo, Congregação Cristã,

ADVENTISTA: Conferência Geral da Igreja Cristã do Advento, Comunhão Internacional da Graça (formalmente a Igreja de Deus Mundial).

PENTECOSTAL: Assembleia de Deus, Comunhão Internacional das Assembleias Cristãs, Igreja de Deus (Cleveland, Tennessee), Igreja de Deus em Cristo, Igreja Congregacional de Santidade, Comunhão Elim, Assembleia de Deus Independente, Comunhão das Assembleias Cristãs, Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, Igreja Internacional Pentecostal de Santidade, Igreja de Deus de Santidade Batizados com Fogo, Igreja Bíblia Aberta, Igreja de Deus Pentecostal, Igreja Batista Livre-Arbítrio Pentecostal, Igreja de Deus Santa União, Igreja Vineyard. (Nota: somente recomendaria uma destas denominações se a pessoa buscar um tipo de igreja pentecostal-carismática ou se for aberto a isto.)

Agora, uma palavra sobre outras denominações e redes de igreja:

LUTERANA: Existem algumas igrejas luteranas que são abertas ao arminianismo e não são liberais/inclusivas. A Igreja Evangélica Luterana da América tem algumas das maiores, crescentes, e mais evangelicais congregações tal como a Igreja Luterana da Esperança (West Des Moines, Iowa). Algumas são carismáticas. Provavelmente, muitas destas são abertas a arminianos, embora o arminianismo não faça historicamente parte da tradição teológica luterana. Algumas denominações luteranas conservadoras que não são sectárias ou fundamentalistas que podem estar abertas a arminianos incluem: a Associação Americana de Igrejas Luteranas, a Associação de Congregações Luteranas Livres, a Igreja da Irmandade Luterana da América.

A Igreja Metodista Unida é a principal e a maior denominação que possui muitas congregações evangélicas tal como a Igreja Metodista Unida de Woodlands no subúrbio de Houston, Texas. Contudo, muitas de duas igrejas são liberais/inclusivas. Todas as igrejas metodistas e ramificações estão abertas ao arminianismo agora que a Igreja Metodista Calvinista se uniu com uma denominação reformada.

IGREJAS CONGREGACIONAIS E REFORMADAS: A maioria tem orientação calvinista e não permitem que arminianos ensinem ou trabalhem na igreja. Porém, a Igreja Presbiteriana Cumberland, embora não arminiana, é mais aberta aos arminianos que outras denominações presbiterianas. (a Igreja Presbiteriana dos EUA, é a maior e principal denominação que é mais abertamente liberal/inclusivista, mas tem muitas congregações evangélicas. Algumas delas podem estar abertas a arminianos, mas, em geral, elas aderem a Confissão de Fé de Westminster que é contrária à crença arminiana.) A Conferência Cristã Congregacional Conservadora (CCCC) é evangélica e não é rigidamente calvinista como muitas igrejas reformadas.

A Capela do Calvário é conservadora, evangélica e, em grande parte arminiana. Há relativamente muitas novas denominações anglicanas e episcopais que são evangélicas e favoráveis a teologia arminiana. Não estou bem familiarizado com qualquer uma delas para nomeá-las aqui.

Tenho conhecido, interagido e adorado a Deus com adventistas que são evangélicos e arminianos. Entretanto, normalmente a Igreja Adventista não é considerada “evangélica” no histórico sentido da palavra no “movimento” americano. Contudo, vejo ela se movendo nesta direção.

E sobre a Convenção Batista do Sul? Ela é a maior denominação protestante dos EUA. Dentro das suas igrejas pode-se encontrar um pouco de tudo, mas nas últimas décadas a denominação tem se desviado do lado conservador. Muitas das duas igrejas, contudo, são “principalmente” evangélicas em termos de etos. Algumas são fundamentalistas; poucas são liberais. (Quase todos, se não todos, os liberais ou progressistas que deixaram a CBS se juntaram em muitas ramificações tal como a Aliança de Batistas.) Muitos são abertos aos arminianos (desde que não se oponha a “segurança do crente”), embora o arminianismo não seja um termo amplamente adotado entre os batistas do sul. O etos geral da batista do sul é compatível com o arminianismo, mas há uma onda de calvinismo nas suas igrejas e em alguns dos seus seminários. É muito difícil generalizar sobre os “batistas do sul”, então não incluo a denominação em minha lista de “denominações aprovadas”. Meu conselho aos curiosos sobre a igreja batista do sul é que verifiquem cada uma individualmente e fiquem atentos ao fundamentalismo (por exemplo, a elevação de doutrinas secundárias a dogmas) e ao calvinismo.

Uma nota aos potenciais comentadores: Eu não vou publicar comentários que incluam comentários negativos sobre denominações específicas por nome. Sinta-se livre para argumentar alguma omissão que se encaixa nos meus critérios.





Fonte: Patheos.com

Imprima este artigo em PDF

Comentários

  1. Muito bom o artigo, mas me perguntaria, por que não incluir nas igrejas pentecostais a Igreja O Brasil para Cristo? Uma Igreja grande, firme, com sua doutrina armeniana, e umas das igreja que fizeram a diferença (e faz) nos anos de 50 a 70, como sendo a igreja pentecostal de maior influencia. Paz irmãos do blog, e parabéns, excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel! A lista foi feita pelo Roger Olson, portanto ele listou as denominações que há nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Sim, a sua herança soteriológica é arminiana.

    ResponderExcluir
  4. Como membro da Igreja Evangélica Livre, lamento que esta denominação esteja nessa lista. Mas como ele se refere a igrejas Americanas - faz sentido. Me sentiria melhor se estivesse fora.

    ResponderExcluir
  5. A Igreja Wesleyana Unida é arminiana e protestante.

    ResponderExcluir
  6. Nonato, por que você lamenta o fato da Igreja Evangélica Livre estar nesta lista?

    ResponderExcluir
  7. Os dois pontos de vista (calvinismo e o Arminismo) quando visto separadamente estão completamente errados. O ponto de vista correto é o ponto de vista da Bíblia e o de Cristo, quando visto em João 3:16 o Arminismo está correto, porém quando visto em João 6:37 o calvinismo está correto. Na verdade todo aquele que Deus quiser salvar será salvo, mas também é verdade que todo aquele que aceitar a Jesus Cristo como o seu senhor e salvador e for batizado será salvo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rover!

    Ambas as teologias acreditam representarem o ensino bíblico da salvação. Evidentemente que as duas não podem estar corretas, no livro Teologia Arminiana: Mitos e Realidades, o autor Roger E. Olson demonstra a impossibilidade de haver um tipo de conciliação entre as duas teologias. As duas corretes afirmam que aquele que Deus quer salvar será salvo, quanto a isso não há dúvidas, porém discordam de como ocorre este processo.

    ResponderExcluir
  9. Você afirmar o seu ponto de vista baseado em um livro de teologia feito pelo homem. A minha afirmação é baseada na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rover!

    O meu ponto de vista está baseado na Escritura, por isso não creio que o calvinismo possa se harmonizar com o arminianismo. Porém, muitas pessoas que acreditam numa possível harmonização não estão cientes dos pressupostos pelos quais ambas as teologias leem a Escritura. O livro de Roger Olson é útil porque sintetiza os pressupostos e os expõe de forma a facilitar o entendimento. Por exemplo, o texto que você usou de Jo 6.37 não mostra qualquer inclinação ao calvinismo, pelo contrário, é uma demonstração da graça preveniente de Deus, doutrina defendida por arminianos.

    ResponderExcluir
  11. João 6 - 37. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. - Bíblia O calvinismo defende que somente Deus pode salvar e que todos somente podem ser salvos aqueles que por Deus Forem escolhidos para serem salvos.
    Porque esse texto da base ao Arminianismo?

    ResponderExcluir
  12. Olá Rover!

    Porque o arminianismo ensina a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto, objetivo é claro. Traz informação de verdade! Obrigado, paz do Senhor ao irmão escritor e aos demais!

    ResponderExcluir
  14. O problema é que tanto o arminianismo quanto o calvinismo se consideram dententores da verdade, afirmando que o outro é portador de heresias. Entretanto, eu nunca imaginei ler tais coisas de cristãos, coisas como estas: "ser cristão e calvinista é a mesma coisa"; "calvinismo é completamente bíblia"; "seja um calvinista verdadeiro"; etc. Coisas estas que fogem dos padrões bíblicos, pois em 1Co3 isso aconteceu e Paulo reprovou tal atitude. Não todos, mas a grande maioria dos calvinistas consideram essa teologia como "sendo a própria bíblia", não estão abertos a outras vertentes teológicas, alguns chegam ao ponto de serem orgulhos, atitude esta que o próprio calvinismo condena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naiara. Arminianos não possuem nenhum documento formal que afirme a não ortodoxia de calvinistas, o que se rejeita é o ensinamento de algumas doutrinas bem específicas. Alguns calvinistas possuem uma retórica inflamada contra arminianos, mas estão longe de ser a maioria no próprio meio reformado.

      Excluir
  15. A iurd é calvinista ou arminiana e o porquê?

    ResponderExcluir
  16. É doloroso ter que ver essa discussão que só nos leva a separar-nos e nos vermos como indiferentes; Cadê a UNIDADE, mas em parte é bom saber que estas a examinar a Sagradas Escrituras! Eu concordo com ambas as teorias porque para mim "Tudo que tivermos que fazer que seja para honra e gloria de DEUS", Eu sou Calvinista quando reconheço que tudo o que sou é somente graças a DEUS, porque eu não consigo e não conseguiria largar a vida que levava; Mais em parte eu sou um Arminiano quando vejo que tive que tomar uma atitude dentro de mim que é o primeiro passo "Depois do Espirito Santo me convencer dos meus pecados"... Então pelo meu entender a questão não é quem esta certo, mais a nossa forma de interpretar ambas as partes sem ter o medo de questionar.... Posso estar errado!

    ResponderExcluir
  17. Graça e paz. Irmãos, Calvino e Armínio procuraram sistematizar conceitos encontrafos na Bíblia. Mas sejamos apenas cristãos. A chave que faltava para este quebra-cabeça é: PREDESTINAÇÃO, ELEIÇÃO, É PARA OS SANTOS, que são escolhidos para serem co-sacerdotes, dentre os salvos ( que pela fé e pelo livre-arbítrio escolhem a Deus como seu suficiente Senhor e Salvador, por meio de CRISTO). Temos de ter claro que Deus tem o direito de escolher quem reinará com Cristo. Assim Jesus falou que nenhum dos que Deus deu a ele se perderia. Asdim temos critérios para os que foram santificados para governar, como artigos de uma lei do Reino Celestial, e artigos para a salvação orgânica individual. Tentem aplicar esta CHAVE, chamada biblicamente MISTÉRIO, e verão como toda aparente discrepância ou contradição desaparecerá. Que YHWH nos ilumine mais e mais até se tornar dia perfeito!

    ResponderExcluir
  18. A luterana não é arminiana e nem calvinista..
    Ela é luterana , monergista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IDT, repare na frase de Roger Olson: "Existem algumas igrejas luteranas que são abertas ao arminianismo e não são liberais/inclusivas." Portanto, ele não afirmou que a igreja luterana como um todo é arminiana ou calvinista, apenas que algumas congregações são simpáticas ao arminianismo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma