Pular para o conteúdo principal

Da Vocação - Capítulo XVII


Capítulo XVII
Dos benefícios e promessas divinas, e principalmente da eleição à graça, ou vocação à fé.
1. Mas quanto a estes preceitos divinos, até agora explicados, o homem não consegue cumpri-los, e nem de boa vontade e de coração quer os cumprir. Todavia, Deus quis da sua parte fazer tudo o que era necessário para que essas coisas fossem realizadas no homem(a), isto é, decidiu conceder tal graça ao homem pecador, pela qual idôneo e apto volta a exercer tudo o que lhe é exigido no Evangelho. Além disso, ao prometer coisas tão boas a ele, cuja excelência e beleza de longe excedem a capacidade de intelecto humana, assim faz para que o anseio e a certeira esperança possam ascender e inflamar a vontade do homem a fim dele exercer a obediência em atos.
De fato, Deus beneficia a todos, Ele é de si mesmo clementíssimo, pois em Cristo nos tem afeição paternal. Pelo seu Santo Espírito(b) (do qual declaramos mais completamente acima) nos revela e, com efeito, também nos concede cotidianamente os Seus benefícios.
(a) Jr 31.32-34; Hb 8.8ss; Ez 11.19 e 36.27; 2Co 7.1; 2Pe 1.3-4; 1Jo 3.3; Cl 1.4-5; 1Pe 1.3-4
(b) 1Co 2.10s,12.3s; 1Jo 2.20,27; Rm 5.5,8-9
2. Então, primeiramente, Deus concede a graça(a) aos pecadores – não só a graça necessária, mas também a suficiente – para que eles possam prestar fé e obediência, quando os chama pelo Evangelho. Seja sob a promessa de vida eterna, ou ao contrário, sob a ameaça de morte eterna, Deus seriamente prescreve fé e obediência.

Essa vocação[1] é às vezes chamada de Eleição(b) nas Escrituras, a saber, a graça como meio de salvação. Isso é muito diferente da Eleição para a glória ou para a própria salvação, da qual falaremos mais sobre isso abaixo.
Essa chamada, todavia, é efetuada e executada pela pregação do Evangelho(c), junto com o poder do Espírito Santo. De fato, essa vocação tem a graciosa e séria intenção de salvar e, por isso, conduz à fé a todos(d) aqueles que são chamados, quer eles efetivamente creiam e sejam salvos ou não, e assim recusem obstinadamente a crer e a serem salvos.
(a) Mt 11.20-21; Jo 5.34,40 e 6.44-45; 2Pe 1.3-4
(b) 1Co 1.26; 2Tm 1.9; 1Pe 2.9
(c) Mt 28.18; Jo 5.34; Rm 10.14-15; 2Co 3.5-6
(d) 1Tm 2.4ss; Tt 2.11; 1Pe 1.23,25

3. Existe uma chamada eficaz(a), assim dita porque ela deriva o seu efeito salvífico a partir do evento ao invés de uma única intenção de Deus. Portanto, ela não é administrada por alguma sabedoria singular e secreta de Deus a partir de uma absoluta intenção de salvação, que se une frutuosamente com a vontade daquele que é chamado. A vontade da pessoa chamada não é eficazmente determinada a crer através de um poder irresistível ou de alguma força onipotente(b) (por exemplo, a criação ou a ressurreição dos mortos) de modo que não possa senão crer e obedecer; mas graças à convocação de Deus ao homem, já chamado e suficientemente preparado, este não resiste e também não se coloca uma barreira contra a graça divina, que de outra forma poderia ter sido posta a ele.
Ainda há outra chamada que é suficiente(c), porém ineficaz, que evidentemente, da parte do homem carece de efeito salvífico; pois é só por causa da vontade e evitável falha do homem que está infrutífera, e não pode atingir o seu desejado e devido resultado.
(a) Rm 8.28-29; 1Co 1.24,26
(b) At 2.41 e 13.48; Rm 6.17; 1Ts 2.13
(c) Pv 1.24-25; Ez 12.2; Is 5.1-4; Mt 23.37; Lc 7.30; Jo 5.40; At 7.51 e 13.46; 2Ts 3.1-2; ao contrário dos Cânones do Sínodo de Dort, caps. 3 e 4.

4. A primeira chamada quando unida com o seu efeito salvífico, ou já constituída pelo seu ato exercido, é às vezes designada na Escritura de: Conversão(a), Regeneração(b),  ressuscitar espiritual dentre os mortos(c) e nova Criação(d). Claramente, por ela fomos eficazmente convertidos de um estilo de vida corrupto para vivermos de forma justa, sóbria e piedosa(e), e fomos levantados pelo divino despertar da morte do pecado mortal(f)  – ou costume mortal de pecar – para uma vida espiritual e um modo de vida santa.
E, finalmente, sendo reformados pela eficácia espiritual da Palavra de acordo com a primeira forma de doutrina(g) e da vida de Cristo, é como se nascêssemos de novo e feitos novas criaturas(h) através do arrependimento e da verdadeira fé.
(a) At 3.19,26; 1Ts 1.9
(b) Jo 3.5ss; Tg 1.18
(c) Ef 2.6
(d) Gl 6.15; 2Co 5.17; Ef 2.10
(e) Tt 2.11-12
(f) Rm 6.2ss
(g) Rm 6.17
(h) Ef 4.24; Cl 3.10

5. O homem, portanto, não tem a fé salvífica de si mesmo(a), e nem é regenerado ou convertido pelo poder do seu livre-arbítrio. Visto que no estado de pecado ele de si mesmo, ou por si mesmo, não consegue pensar, muito menos querer ou fazer algo de bom para ser salvo(b) (a qual primeiramente é a Conversão e a fé salvífica). É necessário que Deus em Cristo(c), pela palavra do Evangelho, junto com o poder regenerador do Espírito Santo, renove totalmente o homem – a saber, no intelecto, nas emoções, na vontade, e em todas as suas forças – para que ele seja capaz de entender, meditar, querer e consumar essas coisas que são salutarmente boas.
(a) Mt 11.27,13.11 e 16.17
(b) Mt 7.17 e 12.34; Jo 6.44-45,65 e 3.5
(c) Fp 1.5-6 e 2.13, Ef 2.1; Tg 1.17-18; 1Pe 1.23

6. Afirmamos, portanto, que a graça de Deus é o princípio(a), progresso(b) e consumação(c) de todo o bem, tanto que nem mesmo um homem regenerado pode por si, sem essa precedente ou preveniente, excitante, prosseguinte e cooperante graça, pensar, querer, ou terminar qualquer bem salutar, muito menos resistir a quaisquer tentações e atrações para o mal(d).
Assim, a fé, a Conversão, todas as boas obras, e todas as ações piedosas e salutares que podem ser pensadas, devem ser atribuídas solidamente à graça de Deus em Cristo como a sua causa principal e primária.
(a) Ef 2.5,18; Tt 2.11-13 e 3.4-5; Fp 1.6
(b) Jo 15.5; 1Co 1.4ss
(c) 1Ts 5.23-24; Ef 6.13
(d) Mt 26.41; 1Co 10.13; Ef 2.4ss 

7. O homem, contudo, pode desprezar e rejeitar(a) a graça divina, resistir à sua operação, de modo que quando divinamente chamado para a fé e obediência, ele se torna incapaz de crer e obedecer a vontade divina, e isso por sua verdadeira e evitável própria culpa, seja por segura inadvertência(b), ou prejulgamento cego(c), ou zelo irrefletido(d), ou amor desordenado pelo mundo(e) ou por si mesmo(f), ou por outros motivos desse tipo(g).
Tal graça irresistível ou força – que quanto à sua eficácia não é criação, nem é geração propriamente dita, nem é ressurreição de mortos – por menor que seja (e assim cause cada ato de fé e obediência, para que através de si o homem não seja capaz de descrer ou desobedecer) certamente não pode ser aplicada onde a livre obediência é uma séria ordem, exceto de maneira equivocada e insensata. Essa obediência está sob a promessa de grande recompensa se prestada, mas sob a ameaça de pena gravíssima se negligenciada.
Todavia, inutilmente Deus ordenaria essa obediência e a solicitaria para outro fim, e sem motivos prometeria recompensar tal obediência, sendo que só Ele próprio efetua, exige, e requer cada ato de obediência através dessa força que não pode ser resistida. Consequentemente, é um absurdo irracional recompensar alguém, como verdadeiramente obediente, em quem esta obediência é efetuada por uma força alheia.
E,finalmente, uma pena, maximamente eterna, iníqua e cruel é infligida sobre a pessoa que, de modo desobediente (mas que efetivamente não é desobediente), não prestou obediência a Deus exclusivamente pela ausência da graça irresistível, visto ser ela necessária.
Agora não podemos dizer onde, aqui e ali, na Escritura se afirma de alguns: que resistiram ao Espírito Santo(h); que se julgaram indignos, ou melhor, se tornaram indignos da vida eterna(i); que rejeitaram o conselho de Deus contra si mesmos(j); que não quiseram ouvir(k), vir(l) e obedecer(m); que fecharam os seus ouvidos(n) e endureceram os seus corações(o); etc.
E, de outros é verdade: que eles prontamente e livremente creram(p); que obedeceram a verdade e a fé; que se mostraram atentos e dóceis; que estavam concordando com a doutrina evangélica(q), que receberam a Palavra de Deus com alegria, e que eram mais generosos nisto do que aqueles que a rejeitavam; e, finalmente, que a partir do coração escutaram a verdade, isto é, o Evangelho; etc.
Atribuir tudo isto aqueles que, de nenhum modo, podem crer ou obedecer, ou não podem sequer crer e obedecer quando chamados, é realmente muito estúpido, e claramente ridículo.
(a) Ez 12.2; Pv 1.24-25; Mt 13.19 e 23.37; At 7.51 e 13.46
(b) Mt 13.19
(c) Jo 7.3-5,52
(d) 2Co 3.13; Rm 10.1-3
(e) Lc 14.18
(f) Jo 5.44
(g) 2Co 4.4; 2Ts 3.2; 2Tm 3.2ss, 1 Jo 5.4ss
(h) At 7.51
(i) At 13.46
(j) Lc 7.30
(k) Pv 1.24-25; Ez 12.2
(l) Jo 5.40
(m) At 7.39; Rm 10.16
(n) Zc 7.11-13; Jr 5.3
(o) At 28.24; Hb 3.12-13 e 4.2; Sl 95.7-8
(p) At 2.41 e 13.47
(q) At 6.7 e 17.11; 1Pe 1.22; Rm 6.17

8. E mesmo se, verdadeiramente, houver a máxima disparidade de graça(a), certamente conforme a libérrima dispensação da vontade divina, ainda assim o Espírito Santo concederia essa graça a todos(b) – tanto em geral quanto em particular – a quem a Palavra de fé é regularmente pregada, ou pelo menos Ele está disposto a concedê-la sobre a fé ingerada deles, para gradualmente propagar a Sua suficiente conversão salvífica.
Portanto, a graça suficiente para a fé e conversão não só sucede aos que realmente creem e se convertem, mas também aos que não creem e não se convertem(c). E os que Deus chama para a fé e salvação, Ele os chama seriamente(d), isto é, não só para uma demonstração externa, ou meramente em palavras ditas (a saber, quando os seus sérios preceitos e promessas são geralmente declarados aos chamados), mas também com uma intenção sincera e não fingida de salvá-los, e vontade de convertê-los.
Deste modo, Deus nunca quis decretar qualquer reprovação absoluta precedente, ou cegueira imerecida, ou endurecimento, aos mesmos que jamais as desejariam.
(a) Rm 12.6ss; 1Pe 4.10
(b) Mt 11.21; Tt 3.4ss; 1Pe 1.23 e 2.9; 1Co 4.15; Tg 1.18, 2Co 3.6; Hb 4.12
(c) Is 65:2; Ez 18.21,Pv 1.24ss; Mt 23.37; Lucas 8.12
(d) Tt 2.11; 2Tm 1.9; 2Co 5.20 e 6.1ss; Is 5.2ss; Sl 81.13; Jo 5.34 e 10.10


Bibliografia:
The Arminian Confession of 1621, tradutor e editor Mark Ellis (Eugene: Pickwick Publications, 2005), 105-110pp.
Confessio, sive Declaratio, Sententiae Pastorum, qui in Foederato Belgio Remonstrantes vocantur, Super praecipuis articulis Religionis Christianae. (Herder-Wiici: Apud Theodorum Danielis, 1622), 55-58pp.




[1] Pode-se também traduzir por chamada (N. do T.)


Imprima este artigo em PDF

Comentários

  1. Parabéns Henrique, esse texto será fundamental para dissipar muitas acusações levianas contra a teologia arminiana. Espero que você possa traduzir toda a confissão.

    ResponderExcluir
  2. Eis o link para baixar o pdf http://www.mediafire.com/view/?udb2zb7ubsz2tcc

    ResponderExcluir
  3. Cara, parabéns pelo artigo!

    Só que tem um problema, não conseguir achar os balões para divulgar nas redes sociais.

    Queria da uma tuitada e nada.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jean!

    Quando crie o blog ignorei esses balões de compartilhamento. O jeito, por enquanto, é copiar a url e colar no twitter.

    Na PAZ!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo artigo, até imprimi para ler com mais calma.

    ResponderExcluir
  6. Olá Saulo!

    Bem que eu gostaria que o artigo fosse meu, mas o texto é o capítulo 18 da Confissão Arminiana de 1621.

    Na PAZ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma