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Linha do Tempo Arminiana


Data


Remonstrante


Anglicana/Metodista


Batista


1600


Jacó Armínio (1560-1609)  teólogo e líder de oposição ao calvinismo em Amsterdã e Leiden

Jan Uytenbogaert  líder remonstrante que conduziu a reunião que redigiu os 5 Artigos da Remonstrância - 1610

Simão Episcópio (1583-1643)  o maior estudante de Armínio e líder dos Remonstrantes em Dort - Opra Theologica

Hugo Grotius (1583-1645) – aprisionado por causa do Sínodo de Dort. Primeiro a articular a teoria governamental de expiação em Uma Defesa da Fé Católica Concernente a Satisfação de CristoComentários.

Johannes Arnoldi Corvinus
(1582-1650) – Resposta a Pedro Molina

Gerardus Vossius (1577-1649)  História da Controvérsia Pelagiana



Philip van Limborch (1633-1712)   Um Sistema Completo, ou Guia da Divindade



Peter Baro (1534-1599)

Daniel Tilenus (1563-1633)  ponte entre os Remonstrantes e o primeiro arminianismo inglêsConvencido sobre o arminianismo por Corvinus e passou essa influência a Womock

Laurence Womock (1612–1686) – autor de O Armário Calvinista Destravado e O Resultado de Falsos Princípios: ou, O Erro Condenado por sua Própria Evidência


John Goodwin (1593-1665)  autor de Redenção RedimidaUma Exposição de Romanos 9 e Teologia Cristã

Lancelot Andrews (1555-1626)  Sermões



John Smyth (1570-1612) & Thomas Helwys (1550-1616) – fundadores da
igreja batista 

A Primeira Confissão Batista 1611


Thomas Grantham – batista geral (1634-1692) (Obras)

Henry Denne – batista geral (1661)



1700






Daniel Whitby (1638-1726) – a sua obra clássica Discurso sobre os 5 Pontos tirou respostas significativas de calvinistas como John Gill (The Cause of God and Truth) e Jonathan Edwards (Inquiry into the Will).

John Wesley (1703-1791)  fundador do metodismo

Charles Wesley (1707-1788)

John Fletcher (1729-1782)  obras: Volume 1Volume 2Volume 3Volume 4


Thomas Coke (1747-1814)

Joseph Benson (1748-1821)



Dan Taylor– batista geral (1738-1816 (Obras)

Benjamin Randall – batista geral (1749-1808) (Obras)


1800





Adam Clarke (1762-1832) – Comentários

Joseph Sutcliffe (1762-1856)  Comentários

Richard Watson (1781-1833)  a sua Institutas Teológicas é talvez a melhor teologia sistemática metodista

James Nichols  Calvinismo e Arminianismo Comparados (1824)


Thomas William Jenkyn –  A Extensão da Expiação (1835)
S.G. Burney – Expiação (1888)

Nathan Bangs (1778-1862)  Os Erros do Hopkinsianismo detectados e refutadosSegunda Parte


Willbur Fisk (1792-1839)  Controvérsia Calvinista

Samuel Wakefied (1799-1895)  Teologia Cristã

Amos Binney (1802-1878)  System of Divinity

Daniel Whedon (1808-1885)  A Liberdade da VontadeComentários.

Thomas N. Ralston – Elementos da Divindade (1851)

Miner Raymond (1811-1897)  Teologia Sistemática: Volume 1Volume 2 e Volume 3


Thomas O. Summers (1812-1882) – Comentário: MateusMarcosLucas

John Miley (1813-1895)

Randolph S. Foster (1820-1903)  Objeções ao Calvinismo assim como Ele é

William Burt Pope (1822-1903) – Teologia Sistemática: Volume 1 e Volume 2

Daniel Steele (1824-1914)  Comentários sobre Levítico, Números,  DeuteronômioJosué, - 2 Samuel, e Epístolas de João

Benjamin Field (1827-1869) – Manual Estudantil da Teologia Cristã

Albert Nash – Perseverança e Apostasia (1871)


Frédéric Louis Godet (1812 -1900) – não era metodista. Comentários sobre João Volume 1Volume 2, e Romanos


Joseph Beet (1840-1924)  Comentário aos Romanos



Ransom Dunn – batista geral - Um Discurso sobre a Liberdade da Vontade (1850)

A. D. Williams – batista geral (1825 - 1894)

David Marks – batista geral (1805-1845)

Jabez Burns  batista geral (1805-1876) (Obras)

E. Y. Mullins (1860-1928) – escreveu credos batistas

W. T. Conner (1877-1952) – escreveu Doutrina Cristã e O Evangelho da Redenção. 
Mullins e Conner não se chamavam de arminianos, mas eles foram instrumentos para o declínio do calvinismo dentro da Convenção Batista do Sul.




Fonte: Traditional Baptist Chronicles

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Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

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