Pular para o conteúdo principal

Um Deus Auto-limitado, mas Infinito!


Por Billi

Tanto calvinistas quanto arminianos afirmam algum tipo de auto-limitação divina, por exemplo, na encarnação houve uma auto-limitação de Deus, Jesus não fez milagres por causa da incredulidade das pessoas (Mc 6.5-6). No arminianismo a auto-limitação acontece a fim de dar espaço para uma relação genuína entre o homem e Deus, ou seja, Deus limita a sua vontade para que o homem possa exercer livremente a sua vontade de amá-lo e servi-lo. Deste modo, a auto-limitação é o que possibilita o indeterminismo na cosmovisão arminiana.

Por outro lado, calvinistas também acreditam numa forma de auto-limitação. Aqueles que acreditam que a queda do homem foi devido a "vontade permissiva" de Deus e que Deus não pode ser culpado por ela estão afirmando que, em certo sentido, Deus limitou o seu poder em relação a criação. Calvinistas não concordam entre si sobre como isto se dá, alguns afirmam que Deus retirou a "graça suficiente ou necessária" de Adão que possibilitava a sua perseverança. Assim sendo, o homem destituído desta graça iria pecar e Deus se ausentaria de qualquer culpa pela queda. Porém, outros calvinistas afirmam que a queda se deu conforme o decreto de Deus, para não chocar as pessoas e também assumir todas as consequências lógicas disto o calvinismo coloca o véu da "vontade secreta" sobre o decreto da queda.

Ambos os lados afirmam a auto-limitação. Evidentemente arminianos se sentem mais confortáveis em usar este termo do que calvinistas, porém o conceito existe dentro do calvinismo porque é necessário em alguma medida para concebermos a obra da criação e a encarnação de Jesus de forma ortodoxa. Por que, então, calvinistas não gostam de usar o termo auto-limitação? Suponho que a ênfase da teologia reformada na soberania divina não permita qualquer terminologia que "supostamente" venha a lançar suspeitas sobre esta soberania. Aqui encontro um ponto onde vejo um erro histórico de calvinistas ao conceberem a doutrina da soberania divina. Soberania é praticamente sinônimo de determinismo/fatalismo no calvinismo. É claro que muitos calvinistas não afirmam abertamente o determinismo/fatalismo, contudo há no calvinismo uma estrutura filosófico-teológica bem estabelecida que, no meu entendimento, conduz para este caminho quando levada na ponta da caneta.

A soberania para arminianos e para muitos não calvinistas não implica em determinismo. Parafraseando Roger Olson, Deus é tão soberano na teologia arminiana que ele exerce soberania limitando a sua própria vontade. Caso Deus não fosse soberano sobre a sua própria vontade seríamos levados a conceber que Deus realmente desejou o pecado e o inferno para a humanidade. Porém, na teologia arminiana o exercício da soberania de Deus faz com que ele soberanamente permita a liberdade do agente humano na concorrência divina. A liberdade é um verdadeiro ato amoroso de um Deus soberano!

Uma visão determinista de soberania leva o jugo de admitir explicitamente que Deus quis e ordenou toda dor e sofrimento no qual nos encontramos. Obviamente, tudo isto é muito bem encoberto no véu da "vontade secreta" de Deus. O livre-arbítrio do ser humano em nada agrava ou afeta a doutrina da soberania de Deus. Deus nada perdeu ao dotar as suas criaturas feitas a sua imagem e semelhança com o livre-arbítrio. Aliás, o único livre-arbítrio possível é aquele que o Deus soberano nos deu. Eis aqui outra questão, um Deus soberano não tem o direito de dar e distribuir os seus dons conforme o seu querer? Podemos replicar a Deus se ele fez o homem livre para decidir livremente?

Calvinistas querem impor que a única forma de entender aceitavelmente a doutrina da soberania é a sua. Nesta finalidade de impor a sistemática reformada a toda cristandade poucos refletem sobre as consequências hermenêuticas e filosóficas desta soberania. Não estou dizendo que calvinistas sejam intelectualmente despreparados ou desonestos, estou afirmando que o apreço que possuem a esta doutrina não os leva a refletirem imparcialmente. Ao meu ver, a soberania na visão reformada-calvinista é aprendida mais por "osmose" do que por reflexão. A exposição metódica a esta doutrina, quase a um nível de "mantra" teológico, é a chave do seu sucesso.

Este é um breve escrito que não tem objetivo acadêmico de uma exposição ordenada ou sequer é relevante academicamente para descrever a doutrina da soberania nos dois sistemas soteriológicos. Quero apenas salientar que a auto-limitação divina é necessária para uma teologia saudável e qualquer teologia que disserte sobre a soberania de Deus e faça algum agravo a auto-limitação divina está descaracterizando a própria soberania de Deus em pelo menos dois casos, a criação e a encarnação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12