Pular para o conteúdo principal

Versículos que todos os arminianos deveriam saber


Versículos que todos os arminianos deveriam saber

Por Bossmanham

Esta lista foi compilada a cerca de um ano atrás por muitos membros da Sociedade de Arminianos Evangélicos. Pedi para colocá-la no formato blog, e tendo finalmente sentado iniciou-se o feito.

Espero que esta lista seja um recurso útil para qualquer arminiano que necessite de bons textos bíblicos para demonstrar a sua visão. Deve ser advertido que o teste prova é muito fácil de ser feito por qualquer pessoa, apesar de que em alguns desses versículos o contexto deva ser considerado. Frequentemente, o contexto é ignorado e interpretações errôneas são formadas. Portanto, use esses versículos, mas corrobore com o contexto. Nos esforçamos para considerar cuidadosamente o contexto e, em nossos corações, esses versículos e explicações representam fielmente a intenção do autor, demonstrando que o arminianismo possui forte apoio bíblico.

Também, se caso você tenha algum versículo que deveria ser adicionado, comente no post e nos avise.

Versículos que demonstram a Eleição Condicional:*

Mateus 11: 28-30 - A salvação é um convite para aqueles que virão .

“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo leve.”

João 3:16

“Pois assim amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 4:42

“e diziam à mulher: Não é mais pelas tuas palavras que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”

João 6:40

“Pois esta é a vontade de meu Pai, que todo o que vê o Filho do homem e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”

João 6:51 – Deve-se comer o pão da vida para receber o benefício .

“Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne.”

Atos 13:39

“e de tudo aquilo de que não pudestes ser justificados pela Lei de Moisés, por este é justificado todo o que crê.”

Romanos 1:16-17

“Pois não me envergonho do Evangelho; porque ele é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, e depois do grego. Pois no Evangelho é revelada de fé em fé a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Romanos 9:30

“Que diremos, pois? Que os gentios que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé;”

Romanos 5:1-2 - É através da fé que somos feitos uma parte de Cristo.

“Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por quem igualmente temos obtido nossa entrada pela fé a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.”

Efésios 1:13

“no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele havendo também crido, fostes selados com o Espírito da promessa, a saber, o Espírito Santo,”

1 Timóteo 4:10 - Jesus morreu por todos, mas existe um subconjunto específico que recebe os benefícios , ou seja, aqueles que creem.

“pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem.”

1 Pedro 1:1-2 - A eleição é segundo o pré-conhecimento de Deus daqueles que crerão.

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e para a aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”

Versículos que demonstram que a expiação é disponível a todos:

Isaías 53:6 – Toda a nossa iniquidade foi colocada em Cristo.

“Todos nós temos andado desgarrados como ovelhas; temo-nos desviado cada um para o seu caminho; e Jeová fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”

Mateus 11:28-30 - Qualquer pessoa que venha a Cristo é bem vindo.

“Vinde a mim todos os que andais em trabalho e vos achais carregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo leve.”

Mateus 18:14 - O Pai não quer que ninguém pereça (anti predestinação reprobatória).

“Assim não é da vontade de vosso Pai que está nos céus, que pereça um destes pequeninos.”

João 01:07 - Jesus deseja a todos, quer que todos creiam.

“este veio como testemunha para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele.”

João 1:29

“No dia seguinte viu João a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”

João 3:16-17

“Pois assim amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

João 6:33 , 51

“porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo.”

“Eu sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne.”


João 12:47

“Se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; porque não vim a julgar o mundo, mas a salvar o mundo.”

Romanos 3:23-24 - Todos pecaram e todos têm acesso a justificação em Cristo Jesus.

“porque todos pecaram e necessitam da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus;”

Romanos 5:06 - Cristo morreu pelos ímpios. Uma vez que todos são ímpios, Cristo morreu por todos.

“Quando nós ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.”

Romanos 5:15 - Desde que o pecado se espalhou para todos, a expiação de Cristo é para todos .

“Mas não é assim o dom como a ofensa; porque se pela ofensa de um só morreram todos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com todos.”

Romanos 10:13 - Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo .

“porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.”

2 Coríntios 5:14-15 - Todos morreram, pois Cristo morreu por todos .

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: um morreu por todos, portanto todos morreram. Ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e foi ressuscitado.”

1 Timóteo 2:3-6 - Deus deseja que todos os homens sejam salvos, e deu a si mesmo por todos

“Isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos, e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Pois só há um Deus e só há um mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem, que se deu a si mesmo em resgate por todos—testemunho que se deve dar em seus tempos;”

1 Timóteo 4:10

“pois para isso é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.”

Tito 2:11 – Necessariamente é graça de Deus que conduz ao arrependimento a todos.

“Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens,”

Hebreus 2:9 - Jesus provou a morte por todos.

“porém àquele Jesus, que foi feito um pouco menor que os anjos, nós o vemos, por causa do sofrimento da morte, coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte a favor de todo o homem.”

Hebreus 10:10 – Cristo se ofereceu uma vez por todos.

“Na qual vontade temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo feita uma vez para sempre.”

2 Pedro 3:9

“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns entendem; mas ele é longânimo para convosco, não querendo que alguns pereçam, mas que todos venham ao arrependimento.”

1 João 4:14

“Nós temos visto e testificamos que o Pai enviou a seu Filho como Salvador do mundo.”

1 João 2:2 - Jesus é a propiciação, e não apenas para os crentes, mas para todo o mundo.

“ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”

João 4:42

“e diziam à mulher: Não é mais pelas tuas palavras que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.”

Apocalipse 22:17

“O Espírito e a noiva dizem: Vem. Quem ouve, diga: Vem. O que tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.”

Versículos que demonstram que a graça é resistível:

Jeremias 7:24

“Porém não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram para trás em vez de irem para diante.”

Lucas 7:30

“mas os fariseus e os doutores da lei frustraram o desígnio de Deus quanto a si mesmos, não sendo batizados por ele.”

Atos 7:51 - Flagrante de resistência do Espírito Santo. É adequada para inferir que, se não resistissem, eles teriam sido levados ao arrependimento.

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.”

Romanos 10:16 - Nem todos os que ouvirem vão crer.

“Mas nem todos deram ouvidos ao Evangelho. Pois Isaías disse: Senhor, quem creu a nossa mensagem?”

2 Coríntios 6:1 – Alguém pode receber a graça de Deus, porém não apropriar-se dela em sua vida.

“Como cooperadores com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão”

Versículos que demonstram que devemos permanecer em Cristo para estarmos seguros:

Romanos 11:17-24

“Porém se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado entre eles, e te tornaste participante com eles da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porém se te gloriares, não és tu o que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Bem; pela sua incredulidade foram quebrados, mas tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme; porque se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. Notai, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade de Deus para contigo, se permaneceres nessa bondade; doutra maneira também tu serás cortado. Eles também, se não permanecerem na sua incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza foste enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais?”

1 Coríntios 15:02

“e pelo qual sois salvos, se é que o conservais, como vo-lo preguei, salvo se crestes em vão.”

Efésios 5:3-7

“Mas fornicação, e toda a impureza, ou avareza, nem se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, ou chocarrices, que são inconvenientes, antes pelo contrário ações de graças. Pois isto sabeis com certeza que nenhum fornicário, nem impuro, nem avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; pois por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não vos torneis participantes com eles.”

Colossenses 1:21-23

“Vós, sendo outrora alienados e inimigos no vosso entendimento pelas vossas más obras, contudo agora vos reconciliou no corpo da sua carne pela sua morte, para vos apresentar santos e sem defeito e inculpáveis perante ele, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes e não vos deixando apartar da esperança do Evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda a criatura debaixo do céu, e do qual eu Paulo fui feito ministro.”

2 Pedro 1:10

“Por isso, irmãos, ponde cada vez maior cuidado em fazer firme a vossa vocação e eleição; porque fazendo isto, não tropeçareis jamais.”

2 Pedro 2:20-22

“Portanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar nelas de novo e são vencidos, torna-se o seu último estado pior do que o primeiro. Pois melhor lhes fora não ter conhecido o caminho da justiça, do que depois de o conhecer, desviar-se do santo mandamento que lhes fora dado. Tem-lhes sucedido o que diz o verdadeiro provérbio: Voltou o cão ao seu vômito, e: A porca lavada tornou a revolver-se no lamaçal.”

Hebreus 6:4-6

“Pois é impossível que os que uma vez foram iluminados e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram; impossível é renová-los outra vez para o arrependimento, visto que eles crucificam de novo para si o Filho de Deus e o expõem à ignomínia.”

Hebreus 10:26

“Pois se pecamos voluntariamente, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”

Tiago 01:12; 5:19-20

“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”

“Meus irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e algum outro o converter, sabei que aquele que converte um pecador do erro do seu caminho, salvará uma alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.”


Versículos que demonstram que o homem tem arbítrio-liberto

Versículos que demonstram livre-arbítrio nas ofertas

Êxodo 35:29, 36:3

“Os filhos de Israel trouxeram uma oferta voluntária a Jeová; a saber, todo o homem e mulher, cujo coração os dispôs para trazerem uma oferta para toda a obra que Jeová tinha ordenado se fizesse por intermédio de Moisés.”

“Estes receberam de Moisés a oferta toda, que os filhos de Israel tinham trazido para a obra do serviço do santuário, a fim de fazê-la. Ainda todos os dias pela manhã trazia-lhe o povo ofertas voluntárias.”


Levítico 07:16, 22:18 ,21 , 23; 23:38

“Mas, se o sacrifício da sua oblação for um voto, ou uma oferta voluntária, comer-se-á no dia em que oferecer o seu sacrifício, e no dia seguinte se comerá o que dele ficar;”

“Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Todo o homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros em Israel, que oferecer a sua oblação, quer seja algum de seus votos, quer seja alguma de suas ofertas voluntárias, que oferecerem a Jeová para holocausto;”

“Todo o que oferecer a Jeová um sacrifício de ofertas pacíficas para cumprir um voto, ou para oferta voluntária, quer do gado vacum, quer do gado miúdo, o animal deverá ser perfeito, para que seja aceito, não haverá nele defeito algum.”

“Um novilho, ou um cordeiro, que tenha membros supérfluos, ou que for falto de membros, a esse poderás oferecer para oferta voluntária; mas para cumprir um voto não será aceito.”

“além dos sábados de Jeová, e além dos vossos dons, e além dos vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que derdes a Jeová.”


Números 15:03, 29:39

“e fizerdes uma oferta queimada a Jeová, holocausto, ou sacrifício em cumprimento dum voto, ou como oferta voluntária, ou nas vossas festas fixas, para fazerdes um suave cheiro a Jeová, do gado ou do rebanho;”

“Oferecereis estas coisas a Jeová nas vossas festas fixas além dos vossos votos, e das vossas ofertas voluntárias, para os vossos holocaustos, e para as vossas ofertas de cereais, e para as vossas ofertas de libação e para as vossas ofertas pacíficas.”


Deuteronômio 12:6, 17; 16:10

“A esse lugar trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e as ofertas alçadas da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos do vosso gado e do vosso rebanho.”

“Dentro das tuas portas não poderás comer o dízimo do teu pão, do teu mosto, e do teu azeite, nem os primogênitos do teu gado ou do teu rebanho, nem qualquer das tuas ofertas votivas, nem as tuas ofertas voluntárias, nem as ofertas alçadas da tua mão;”

“Celebrarás a festa das semanas em honra de Jeová teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme Jeová te abençoar.”


2 Crônicas 31:14; 35:8

“O levita Coré, filho de Imná, e guarda da porta oriental, estava encarregado das ofertas voluntárias que se faziam a Deus, para distribuir as oblações de Jeová e as coisas santíssimas.”

“Os seus príncipes fizeram dádivas ao povo, aos sacerdotes e aos levitas, para as ofertas voluntárias. Hilquias, Zacarias e Jeiel, chefes da casa de Deus, deram aos sacerdotes para as ofertas pascoais duas mil e seiscentas reses de gado miúdo, e trezentos bois.”


Esdras 1:4, 6; 3:05, 7:16, 8:28

“Quem quer que restar, seja qual for o lugar em que é peregrino, ajudem-no os homens do seu lugar com prata, com ouro, com fazenda e com animais, afora a oferta voluntária para a casa de Jeová, que é em Jerusalém.”

“Todos os que eram os seus vizinhos, lhes fortaleceram as mãos com vasos de prata, com ouro, com fazenda, com animais e cousas preciosas, além de tudo o que se ofereceu voluntariamente.”

“e em seguida o holocausto perpétuo, e as ofertas das luas novas, de todas as festas fixas e consagradas de Jeová, e de todos os que faziam ofertas voluntárias a Jeová.”
“como também toda a prata e ouro que achares em toda a província de Babilônia, juntamente com as ofertas voluntárias do povo, e dos sacerdotes, que as oferecerem voluntariamente à casa do seu Deus, que está em Jerusalém.”

“Eu lhes disse: Vós sois santos a Jeová, e os vasos são santos; e a prata e o ouro são ofertas voluntárias a Jeová, Deus de vossos pais.”


Salmo 119:108

“Aceita, te rogo Jeová, as ofertas voluntárias da minha boca, E ensina-me os teus juízos.”

Ezequiel 46:12

“Quando o príncipe preparar uma oferta voluntária, holocausto ou ofertas pacíficas como uma oferta voluntária a Jeová, abrir-se-lhe-á a porta que olha para o oriente, e prepará o seu holocausto e as suas ofertas pacíficas, como se costuma fazer no sábado; depois sairá, e depois dele ter saído, fechar-se-á a porta.”

Amós 4:05

“do que é levedado, oferecei um sacrifício de ação de graças, e proclamai ofertas voluntárias, e publicai-as; pois isso é do vosso agrado, ó filhos de Israel, diz o Senhor Jeová.”

Isaías 1:19-20 – Pode-se optar por ser obediente ou rebelde.

“Se for da vossa vontade e obedecerdes, comereis os produtos do país; mas se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados pela espada. Pois a boca de Jeová o disse.”

Ezequiel 33:11 - Há a capacidade de escolher entre diferentes opções.

“Dize-lhes: Pela minha vida, diz o Senhor Jeová, não tenho prazer na morte do ímpio; mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que morrereis, ó casa de Israel?”

Lc 7:30 - Fariseus rejeitam o que Deus queria para eles.

“mas os fariseus e os doutores da lei frustraram o desígnio de Deus quanto a si mesmos, não sendo batizados por ele.”

João 7:17 - A pessoa deve fazer o que Deus está dando a graça para ser feito. Esse versículo mostra que Deus permite que aconteçam coisas contrárias a sua vontade.

“Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se o ensino é dele, ou se eu falo por mim mesmo.”

1 Coríntios 7:37 – Poder sobre a própria vontade - não necessariamente - que é a definição de arbítrio-liberto.

“Todavia aquele que está firme no seu coração, e não tem necessidade, mas tem domínio sobre a sua própria vontade e tem determinado em seu coração guardar donzela sua filha, bem fará.”

1 Coríntios 10:13

“Não vos tem sobrevindo tentação que não seja comum aos homens; mas Deus é fiel, o qual não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas também com a tentação proverá o meio de saída para poderdes suportá-la.”

Versículos que demonstram a graça preveniente de Deus

Jeremias 31:3

“Da terra longínqua apareceu-me Jeová, dizendo: Com amor eterno te amei, portanto com benignidade te atraí.”

João 16:7-11

“Convém-vos que eu vá. Pois se eu não for, não virá a vós o Paráclito; mas se eu for, enviar-vo-lo-ei. Quando ele vier, convencerá o mundo de pecado, de justiça e de juízo; de pecado, porque não crêem em mim; de justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; de juízo, porque o príncipe deste mundo está julgado.”

Romanos 2:04 - É a graça de Deus que nos conduz ao arrependimento.

“Ou desprezas tu as riquezas da sua bondade e tolerância e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus te conduz ao arrependimento?”

Romanos 10:14-17 - É preciso ouvir a palavra de Deus para ter fé.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não têm crido? e como crerão naquele de quem não têm ouvido falar? e como ouvirão sem pregador? e como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao Evangelho. Pois Isaías disse: Senhor, quem creu a nossa mensagem? Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo.”

Tito 2:11 - A graça de Deus leva ao arrependimento.

“Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens,”

Versículos que demonstram que o pecado não provém de Deus

Jeremias 7:24

“Porém não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram para trás em vez de irem para diante.”

Tiago 1:13-15

“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta. Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz; então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”

1 João 2:16

“porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a vaidade da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.”

*A tradução bíblica utilizada é a Tradução Brasileira (TB)


Fonte: Society of Evangelical Arminians



Imprima este artigo em PDF

Comentários

  1. Evangelista Wilson de Mello Junior

    Há uma enxurrada de versículos totalmente fora de seu contexto. Por exemplo João 3.16 usado pelos arminianos para justificar a salvação a todas as pessoa. Embora a leitura do mesmo não fale claramente que é apenas os eleitos que serão salvos, a salvação esta condicionada a fé, pois diz: "todo aquele que nele crê não pereça...".Outra questão é a palavra Mundo. Esta palavra possui no mínimo sete significados no N.T. Dizer que a palavra Mundo significa somente "todos" é ignorar as regras de hermenêutica no que diz respeito de aos diversos significados ou não das palavras.

    Em Hebreus 6.4-6.Este texto usado para a perda da salvação não possui as palavras usadas pra o novo nascimento e regeneração:novo nascimento, vivificação,ressurreição em Cristo,assentados nas regiões celestiais,minhas ovelhas, meus filhos.Há alguns destes vocábulos nos versículos 4 ao 6 ? Não! O fato deles terem sidos iluminados e participantes do Espírito Santo não os fazem serem salvos. Este texto fala de pessoas que foram convencidas intelectualmente.O próprio apóstolo Paulo disse certa vez, "saíram de nosso meio mas não eram dos nossos..."

    As perguntas que não querem calar é: Se Deus veio para salvar todos os homens, porque Deus não salva? E se Deus salva a todos isto não é universalismo?

    Outra questão é : Deus quer salvar, mas por causa de meu livre arbítrio eu não aceito sua salvação. Ora, Deus quer salvar mas fica presso à minha decisão de aceitar ou não.
    Ou seja, a ultima palavra não é de Deus e sim, minha.

    Para concluir, poderia falar muito mais a respeito dos demais textos aqui postados, mas, dei alguns exemplos de como um texto sem contexto pode gerar pretextos.
    Tais textos analisados cuidadosamente passam a ter um significado diferente de quando analisados superficialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aa teologias estão com serios problemas ao usarem versículos que as apoiam...precisamos da Palavra de Deus, e do Espirito Santo, q nos dá a interpretação correta e coordena nossos passos na trilha dd Jesus Cristo...

      Excluir
    2. Ideia equivocada deus não obriga nimquem ser salvo ele criou o inferno pra quer se todos vão pro céu tá errado

      Excluir
  2. Olá Evangelista Wilson de Mello Junior!

    Primeiramente arminianos não ensinam que todos irão se salvar, o verso de Jo 3.16 se refere extensão da provisão da expiação e não a sua aplicação, a qual ocorre através da fé. A palavra mundo em Jo 3.16 significa mundo, leia o termo kosmos no Léxico Grego-Português do Novo Testamento – Baseado em Domínios Semânticos editado pela SBB.

    O texto de Hebreus diz claramente que eles se tornaram participantes do Espírito Santo e nenhum incrédulo possui o Espírito Santo, o Espírito é dado somente ao regenerado.

    Deus não salva a todos porque nem todos creem. O arminianismo não ensina o universalismo, pois o universalismo é um teologia calvinista que usa a graça irresistível como meio de salvação.

    A decisão de salvar é soberana, mas Deus quer salvar apenas os fiéis, foi Deus quem deu a condição da salvação e não o homem a Deus.

    Creio que nenhum texto foi colocado de forma superficial.

    ResponderExcluir
  3. A nossa mente finita tende a ficarmos convecidos pelo Arminianismo, mas é interessante optarmos pela Palavra, que a regra de Fe e pratica...ai, se soar Calvinista, bom, se for arminiano, bom, de qualquer forma, tudo deve ser pra Gloria de Deus...

    ResponderExcluir
  4. Creio que as duas coisas acontecem na Bíblia: tanto a eleição incondicional, como, por exemplo, ocorre nos casos de Moisés, Jonas, João Batista e Paulo de Tarso (que não tiveram a escolha de resistir ao Espírito Santo), como aqueles que são convertidos pela não-resistência ao Espírito Santo (mantendo o seu livre-arbítrio liberto intacto).

    ResponderExcluir
  5. E parabéns!!! Este post é de grande auxílio aos Armianistas que precisam defender a sua fé e a correta visão soteriológica ensinada na Bíblia. Que Deus os abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  6. Olá ir. Wilson.
    na passagem de Jo 3:16 ' Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito , para que todo aquele que nele creia não pereça mas tenha vida eterna.'
    A palavra 'mundo' usada neste contexto , tem somente 3 significado no N.T. , que é onde se passa, 'mundo' significa : Mundo cosmos, que é a terra em um todo. (árvores, água, ar, as estrelas e etc ); Mundo sistema propriamente dito como o capitalista, socialista e outros tipos de sistemas , o qual você vai ver em 1 João 2:15 ' Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele'( Mundo sistema) comprovando isso. E por ultimo, o Mundo humanos, que é a criação perfeita de Deus o qual é citada em Jo 3:16. lembrando que nós, Arminianos não defendemos que todos serão salvos, mas sim aqueles que tiverem fé e crer no Salvador, que morreu por todos e antes de usarmos a hermenêutica, devemos observar o contexto das passagem para assim usarmos os significados corretos das palavras.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Cito alguns Livros bons..
    1- lucas_banzoli-calvinismo_ou_arminianismo_quem_esta_com_a_razao, disponivel na net em pdf
    2- Debatendo com os Calvinistas de D.S castro.
    estes livros são apenas pra elucidar pontos obscuros

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma