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A Teologia Arminiana é Sinergista?


A Teologia Arminiana é Sinergista?


Por kangaroodort

Para algumas pessoas o debate entre arminianismo e calvinismo se resume em saber se a salvação é monergista ou sinergista. Acredito que o termo “sinergismo” nem sempre é corretamente aplicado a posição arminiana. A palavra vem do grego synergos, que basicamente significa “trabalhar junto”. Enquanto monergismo (trabalhar sozinho) pode ser um rótulo aceitável ao que os calvinistas acreditam (Deus faz toda a obra da salvação), sinergismo nem sempre faz jus ao que arminianos historicamente acreditam.

A palavra em si, quando tomada num estrito sentido gramatical, não é a melhor descrição do que arminianos acreditam em relação a salvação. Arminianos não acreditam que tanto Deus quanto o homem “trabalham” juntos na salvação. Acreditamos que somos salvos “de fé em fé até o fim” (Rm 1.17). Visto que a fé é antitética as obras (Rm 3.20-28; 4.2-5; 9.32; 10.5,6; Gl 2.16; 3.2,5; Ef 2.8,9; Fp 3.9) torna-se um equívoco rotular a soteriologia arminiana como sinergista no sentido estrito da palavra.

A teologia arminiana, quando corretamente entendida, ensina que a salvação é monergista. Deus somente opera a salvação. Deus somente regenera a alma que está morta no pecado. Deus somente perdoa e justifica com base nos méritos do sangue de Cristo. Deus somente nos torna santos e justos. Em todas estas formas a salvação é inteiramente monergista. A diferença entre calvinismo e arminianismo é que se a obra salvífica de Deus é condicional ou incondicional. Arminianos acreditam que Deus não nos salvará até atendermos a condição da fé. A fé somente pode ser entendida como sinergista no sentido que Deus graciosamente nos capacita a crer, porém somos os únicos que decidimos se vamos ou não crer.

F. Leroy Forlines colocou bem isto quando disse:

“Creio que a fé salvífica é um dom de Deus no sentido que o Espírito Santo dá a capacitação divina sem a qual a fé seria impossível (Jo 6.44). A diferença entre o conceito calvinista de fé e o meu conceito não é que a deles é monergista e a minha sinergista. Em ambos os casos ela é sinergista. A participação ativa na fé pelo crente significa que ela é sinergista. A responsabilidade humana não pode ser descartada da fé. A justificação e a regeneração são monergistas. Cada uma é um ato de Deus, não do homem. A fé é um ato humano através da capacitação divina e, por isso, não pode ser monergista. (The Quest For Truth, pg 160, ênfases dele)

Se a fé fosse monergista, então, não seria a pessoa que creria, mas Deus creria para a pessoa. A fé é a genuína resposta ao chamado de Deus e o meio pelo qual acessamos a sua graça salvífica (Rm 5.1-2). Continua a ser a graça que salva, mas essa graça deve ser recebida pela fé, e a natureza desta fé é tal que ela jamais poderá ser chamada de uma “obra”.

Isto quer dizer que o homem é quem determina a salvação e não Deus? Com certeza não. Deus determinou que aqueles que crerem em seu Filho deveriam ser salvos, e esta determinação é absoluta e imutável (Jo 3.16-17,36). Simplesmente determinamos se ou não atenderemos a ordenação divina da fé. Calvinistas tendem a contestar que a fé, quando entendida no contexto da teologia arminiana, é realmente uma “obra”.





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Comentários

  1. Ora, se a Fé é implantada no homem por Deus, é lógico que ela produzirá obras. Não para a salvação, mas por que se é salvo.
    A Fé dada implantada por Deus passará a agir no homem não como produto do homem, mas como objetivo divino para a Glória de Deus, no homem.
    Desta forma, conclui-se que a salvação e monergista e o sinergismo, opera sim como consequência e não como causa primária.

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  2. Olá Kléber!

    O arminianismo sempre ensinou que o sinergismo é consequência da ação monergista da graça preveniente. Armínio usou várias expressões para explicar isso, mas uma das que eu acho melhor é quando ele fala da graça operante e graça cooperante. A graça operante é monergista, também chamada de graça preveniente e a graça cooperante é a graça consequente a qual é sinergista.

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  3. Muito bom esse artigo, que Deus abençoe vocês!

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  4. Meu caro amigo Luiz Parabens pela pena afiada, dentro deste importante assunto em nossa teologia. Esplêndido!!!

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  5. Ótimo artigo, espero ler mais obras esclarecedoras como esta. Deus o abençoe...paz.

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  6. Gostei de mais teste artigo.
    Deus abençoe a todos.
    Calvinistas e Arminianos, quando chegarmos lá na Glória, todos vão dizer; estavamos certos.
    FOI Jesus quem nos SALVOU.
    Um abraço a todos.

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