Pular para o conteúdo principal

Análise do artigo – Ordenação Feminina: O Que o Novo Testamento Tem a Dizer? Augustus Nicodemus Lopes



Análise do artigo – Ordenação Feminina: O Que o Novo Testamento Tem a Dizer? Augustus Nicodemus Lopes
Por Luís Henrique S. Silva
Primeiramente, gostaria de esclarecer a minha posição teológica à respeito do assunto sobre a ordenação feminina. Creio que o Novo Testamento não impede a ordenação feminina ao ministério e, embora, seja eu pouco graduado academicamente para criticar a posição do Rev. Nicodemus assim o farei.
O artigo escrito pelo Rev. Nicodemus em certo sentido é reducionista, pois aborda a questão da ordenação feminina apenas em relação às igrejas evangélicas. Visto que na história da igreja as tradições protestantes mais antigas não passarem de 500 anos de idade torna-se uma imprudência teológica uma não leitura da exegese ortodoxa, ou oriental, sobre o assunto. Será que as tradições mais antigas do cristianismo impedem a ordenação feminina? Como estas tradições leem o Novo Testamento? A ordenação feminina seria uma infiltração do feminismo no cristianismo? Talvez o desconhecimento ocidental da teologia oriental, bem como do judaísmo do Segundo Templo, ajude a criar pseudo-ortodoxias neotestamentárias disfarçadas de sola scriptura.
Romanos 16.7
Não quero de ignorar os problemas textuais do nome Júnias, mas parece que neste ponto a interpretação sobre o gênero do nome é mais de ordem teológica do que gramática-histórica.  Como aponta Metzger[1], as mais de 250 vezes que o nome latino Júnias ocorre em inscrições gregas e latinas em Roma, elas pertencem ao gênero feminino. De fato, isto deve ter fortemente influenciado a acentuação dos manuscritos do Novo Testamento que acentuaram o nome como feminino. O Rev. Nicodemus parece desconhecer este problema arqueológico!
Nesta iconografia ortodoxa pode-se ver representados da esquerda para a direita: Santo Andrônico, Santo Atanásio e Santa Júnias.
O mais intrigante é que a igreja cristã concebeu Júnias como mulher sem nenhum questionamento por mais de um milênio. O primeiro a questionar o gênero do nome Júnias foi o exegeta medieval Aegidius Romanus (1247-1316)[2]. Novamente o Rev. Nicodemus ignora que historicamente Júnias foi considerada uma mulher pela igreja ocidental e oriental durante mais de mil anos, se há alguma novidade é interpretar este nome como masculino. Não há como entender o Novo Testamento quando também não ouvimos o que a igreja que preservou o seu texto tem a dizer sobre ele. Isto não significa que devemos dar mais autoridade a tradição do que a Escritura, mas simplesmente que não devemos ignorar o testemunho histórico da igreja. Não há dúvidas quanto ao fato de Júnias ser mulher e esposa de Andrônico, no desespero de querer fazer o texto sagrado ambíguo a honestidade acadêmica não foi respeitada. Na tradição ortodoxa o casal apostólico foi martirizado e as suas relíquias foram levadas até Constantinopla no sec. V.[3]
Sobre a apostolicidade de Júnias, primeiramente, devemos entender o que significa apóstolo. Se apóstolo significar somente o grupo dos 12 discípulos de Jesus Cristo, então haverá problemas em interpretar algumas passagens como:
“Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando” At 14:14
Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. [...] E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;” 1Ts 1:1 e 2:6 
“E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. [...] Porque tenho para mim que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens.” 1Co 4:6,9
“e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos. Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já morreram. Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos.” 1Co 15:5-7 NTLH
Portanto, o uso da palavra apóstolo no Novo Testamento não se limita ao grupo dos 12 discípulos de Jesus. Historicamente a palavra tem sido entendida como um sinônimo de missionário, ou seja, pessoas portadoras da mensagem neotestamentária. O documento chamado Didache, provavelmente escrito após a morte dos apóstolos – talvez João pudesse estar vivo, orienta os cristãos a distinguirem entre um verdadeiro e um falso apóstolo (Cap. XI). As igrejas católica, ortodoxa e protestante também usam o termo apóstolo para designar missionários notórios, tais como: Cirilo e Metódio – apóstolos dos eslavos, Francisco Xavier – apóstolo da Índia, Anastácio – apóstolo da Hungria, Hudson Taylor – apóstolo da China, Bonifácio – apóstolo dos germanos, Irineu – apóstolo da Gália, José de Anchieta – apóstolo do Brasil, etc. Considerando que apóstolo é citado como sendo dom e o seu uso no Novo Testamento não se restringe aos 12, é impossível de negar que o casal Júnias e Andrônico eram missionários (apóstolos) antes de Paulo.
Daniel Wallace questiona a tradução de ἐπίσημοι ἐν τοῖς ἀποστόλοις, geralmente traduzida como: “...notáveis entre os apóstolos...”. A sua sugestão seria traduzir por: “bem conhecidos dos apóstolos”.[4] Evidentemente, isto tornaria a questão do gênero do nome irrelevante bem como toda a questão da ordenação[5]. Pesquisando no software BibleWorks 8, as partículas juntas ἐν τοῖς ocorrem 859 vezes no Antigo (LXX) e Novo Testamento (NA27). Numa rápida revisão com a tradução de Almeida pude perceber que estas partículas nunca foram traduzidas por dos nas 11 ocorrências delas na Carta aos Romanos. Por que a ocorrência de 16.7 seria uma exceção à regra?
Para não me alongar mais no assunto gostaria de colocar em cheque se a ordenação feminina é realmente uma infiltração do feminismo no cristianismo. Chamo a atenção para a tradição ortodoxa que na sua compreensão de ordem estabelece três ordens maiores, diácono, padre e bispo e duas menores, leitor e subdiácono; sendo que:
Diferente do ocorreu no ocidente onde as diaconisas parecem ter sido apenas leigas (ou se quer dizer que tenha sido apenas isso) no oriente as mulheres diaconisas realmente recebiam a primeira ordem maior exatamente da mesma maneira que os homens. A Igreja Ortodoxa nunca aboliu a ordenação de diaconisas, porém lá pelo século sexto ou sétimo isso caiu em profundo desuso e sumiu completamente lá pelo século nono.[6] (grifo meu)
Refletindo sobre esta declaração fica claro que para uma tradição tão antiga como a ortodoxa a mulher tem, ou já teve, um lugar na igreja além de sentar e ouvir o sermão. Para uma parcela significativa do cristianismo histórico a questão sobre a ordenação feminina não é um tabu ou mero feminismo, mas sim uma tradição apostólica que infelizmente “caiu em desuso”. Como se demonstrou existe um precedente histórico em favor do ministério feminino anterior às ideias feministas ocidentais. O protestantismo por não consultar tradições mais antigas acaba por mutilar a Bíblia com o falso pretexto da sola scriptura. Para um cristão ortodoxo a irmã Febe (Rm 16.1) foi uma diaconisa perfeitamente ordenada. Entretanto, as traduções protestantes preferem traduzir διάκονον por serva ao invés de diaconisa.
Uma distinção reducionista
O Rev. Nicodemus polariza a questão da ordenação feminina entre uma linha igualitarista e outra diferencialista. Incrivelmente em sua exposição da linha diferencialista ele deixa em branco a justificação das proposições dela, ou seja, sem a correta justificação pode-se considerar mera especulação teológica esta linha. Vejamos alguns problemas:
1) Antes da queda Deus estabeleceu papéis distintos: é inegável que há papéis distintos entre homens e mulheres, especialmente na área anatômica. Todavia, se constitui mera especulação teológica creditar certa distinção sócio-cultural antes da queda porque simplesmente não há texto bíblico que confirme isto. O que a linha diferencialista quer fazer é uma leitura calvinista supralapsariana da função da mulher a fim de justificar a sua teologia. Contudo, o que vemos escrito na Bíblia é que Deus criou homem e mulher à sua imagem e semelhança (Gn 1.27). Portanto, afirmar uma hierarquia ontológica do ser humano – antes da queda – seria também afirmar uma visão subordinacionista do Deus que o criou à sua imagem e semelhança. O que realmente podemos afirmar é que Deus criou outro ser humano igual (Gn 2.18,20) a Adão, isto é, nada inferior e também não um simples complemento a ele, antes um socorro (עֵזֶר) adequado a sua necessidade. Assim sendo, devemos creditar a distinção sócio-cultural de liderança masculina ao decreto de Deus posterior a queda conforme Gn 3.16b “...o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará.” Antes da queda não há citação alguma da liderança masculina sobre a mulher porque este decreto só ocorreu após a queda. Também a maldição imposta a mulher não diz nada sobre a impossibilidade de exercer algum ofício religioso. A natureza da maldição está intimamente ligada à relação conjugal da mulher com o homem.  Adiante será abordado o texto de 1 Tm 2.9-15.
2) Israel e as mulheres: não seria justo elucidar a visão do Novo Testamento em relação às mulheres e não estudar o seu papel no Antigo Testamento. Caso a linha diferencialista fosse verdade então a ordenação feminina não deveria ocorrer no Antigo Testamento, pois o Deus é o mesmo do Novo. Contudo, o Antigo Testamento está repleto de exemplos onde mulheres ocuparam lugar de destaque na religião veterotestamentária. Culturalmente falando, sacerdotisas não eram uma novidade no Antigo Oriente Próximo. Tomemos alguns versículos a fim ilustrar o ministério feminino já no Antigo Testamento:
“Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.” Ex 15:20
“Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Jz 4:4
“Então, Hilquias e os enviados pelo rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, o guarda-roupa, filho de Tocate, filho de Harás, e lhe falaram a esse respeito. Ela habitava na Cidade Baixa, em Jerusalém.” 2 Cr 34:22
 “Fui ter com a profetisa; ela concebeu e deu à luz um filho. Então, me disse o SENHOR: Põe-lhe o nome de Rápido-Despojo-Presa-Segura.” Isaias 8:3
“Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.” Lc 2:36-37
Podemos concluir que as mulheres desde o início da nação israelita ocuparam lugares de destaque na religião e na sociedade. A profecia de Joel 2.28-38 declara que a recepção do Espírito Santo seria acompanhada por profecias, sendo que estas seriam pronunciadas por homens e mulheres. A profecia sempre foi vista como um ofício sagrado em Israel, não como algo esporádico ou passageiro (Pv 29.18), e nos textos citados acima as mulheres claramente exerceram este ministério. A pergunta que fica é por que o Rev. Nicodemus não quis discutir este precedente histórico veterotestamentário em relação ao Novo Testamento. Pode-se encontrar algumas referências de mulheres no Novo Testamento que exerciam o ofício de profeta (At 21.9; 1Co 11.5). A profecia é tanto um dom quanto um ministério eclesiástico (Ef 4.11) estabelecido por Deus e que tem prioridade sobre outros ministérios como o de pastores e mestres (1Co 12.28).
As mulheres, a Igreja e restrições?
Não concordo com a interpretação feita sobre as possíveis restrições ao ministério feminino. Os exegetas que afirmam esta interpretação caem no abismo de afirmarem também uma verdadeira discrepância textual. Veja o quadro abaixo:
Não pode ensinar
Pode ensinar
“A mulher aprenda em silêncio, com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio.” 1Tm 2:11-12
“Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.” Ats 18:26
Não pode falar
Pode orar e profetizar
“conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” 1Co 14:34-35
“Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça, porque é como se a tivesse rapada.” 1Co 11:5
“Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.” At 21:9

Em que sentido as restrições contextuais de Paulo podem ou não serem empregadas universalmente? (não vou discutir aqui as questões gramaticais de imperativos e presentes). Caso a interpretação do Rev. Nicodemus estiver certa então o Novo Testamento está errado. Como Paulo pode proibir as mulheres de falarem na igreja e ao mesmo tempo afirmar que elas podem orar e profetizar? É óbvio que Paulo está tratando de assuntos bem diferentes. O erro de Nicodemus é colocar a maldição imposta a mulher em Gn 3.16 na esfera da religião. O texto de Gênesis não é usado por Paulo para afirmar que a mulher não deve ser pastora ou presbítera por causa de uma punição dada à ela antes mesmo dela existir. O argumento de Paulo em 1Co 14.34-35 não é uma refutação aos irmãos que estavam consagrando pastoras! Antes ele é um ensinamento de ordem no culto que termina com uma orientação para os irmãos procurarem profetizar com zelo (1Co 14.39). Quem seriam estes irmãos? Seriam só os homens? Fica claro que as mulheres também devem procurar profetizar com zelo.
Devemos entender o texto de Paulo em 1Co 11.8-9 e 1Tm 2:11-12 à partir daquilo que o próprio texto de Gênesis nos diz ao invés de especulações sobre algo que Deus nunca disse. Gênesis afirma que a mulher provém do homem e que ela é um ser igual a ele. Adão tem o privilégio de ser criado primeiro e de, portanto, liderar a primeira família humana conforme o plano de Deus. Entretanto, o pecado atrapalha as coisas e Deus derrama uma maldição sobre ambos, a maldição da mulher é ser governada pelo seu marido (יִמְשָׁל־בָּֽךְ). A questão que Paulo está abordando não se refere a ministério feminino porque o texto de Gênesis não fala sobre este assunto. Tudo indica que certos problemas conjugais estavam bagunçando o culto a Deus, Paulo intervém e manda as mulheres obedecerem os seus maridos para ordem ser restaurada. As mulheres devem acatar este mandamento porque elas estão sujeitas aos seus maridos pela lei enquanto viverem (Rm 7.2).
Conclusão
Como brevemente demonstrado o artigo do Rev. Nicodemus esbarra num dos maiores problemas exegéticos de todos os tempos. O pressuposto. Infelizmente nenhum ser humano consegue ler algum tipo de texto sem pressupostos, alguns textos inclusive necessitam de pressupostos corretos para serem devidamente entendidos. O pressuposto dogmaticamente estabelecido de que mulheres em condição alguma podem ser ordenadas pastoras, levou o Rev. Nicodemus a desconsiderar todo o legado israelita feminino profético. O mesmo pressuposto impediu o Rev. Nicodemus de apresentar imparcialmente dados históricos significativos sobre esta questão. Além do mais, não citar um dos maiores estudiosos do Novo Testamento grego sobre a crítica textual do nome Júnias, por si só, é uma amostra ou do desconhecimento do Rev. Nicodemus sobre o assunto ou da manipulação consciente de informações.
A minha opinião é que devemos ficar com aquilo que a Sagrada Escritura claramente ensina, por mais difícil que isto seja de se admitir. Em momento algum temos um relato de ordenação feminina, mas temos casos concretos de ofícios duradouros de mulheres que exerciam o ministério profético tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Como poderiam exercer tal ministério e não serem ordenadas para este fim? As proibições que encontramos no Novo Testamento sobre o falar e ensinar das mulheres ocorrem em situações específicas e não sugerem uma prática universal da igreja apostólica. Pelo contrário, o testemunho primitivo celebra santas mulheres que foram pregadoras da Palavra de Deus. A função da mulher no judaísmo do Segundo Templo é muito distinta da função do judaísmo rabínico. Tal tensão gerou inclusive colapsos dentro do judaísmo posterior e o cisma entre os judeus, uma das correntes oriundas deste cisma foi o caraísmo que tem uma visão igualitária entre homem e mulher.[7]
A história da ordenação feminina está longe de acabar, esta briga é típica de uma sociedade patriarcal de origem romana. Mais do que uma questão meramente cultural a ordenação feminina ainda tem que enfrentar concepções pseudo-ortodoxas do ministério pastoral. Os mestres ocidentais são muitas vezes néscios quanto as tradições cristãs mais antigas, e com certeza ficariam escandalizados com a naturalidade com que as mulheres na igreja apostólica profetizavam sobre homens e mulheres. O meu desejo é que o Evangelho não encontre impedimentos enraizados em tradições humanas desprovidas de qualquer base na tradição cristã antiga e ainda mais importante sem qualquer fundamento bíblico.


Referências
Fitzmyer, Joseph A. Romans: A New Translation with Introduction and Commentary. The Anchor Bible vol. 33. New York: Doubleday, 1993.
Metzger, Bruce M. Un Comentario Textual Al Nuevo Testamento Griego. New York: Sociedade Bíblica Americana, 2006.
Onomason, Roger L. Variantes Textuais do Novo Testamento. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
           


Comentários

  1. Paz!

    Parabenizo-o pelo excelente trabalho. Uma ótima analise provando que aquele que é considerado "por alguns ou por ele próprio" um dos principais hermenêutas da atualidade também erra.

    Ivan Nunes

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mano!, Que Deus o preserve assim lúcido.
    meu Blog; http://prcezarcamargo.blogspot.com.br/

    Paz Seja Contigo,

    Cezar Camargo

    ResponderExcluir
  3. Poucas vezes na vida li tantas asneiras.

    ResponderExcluir
  4. É triste mesmo ver um doutor em teologia errar tanto :(

    ResponderExcluir
  5. O problema é que o Rv não questiona o papel da mulher como profetiza que é dito na maior parte do texto, mas sim o papel autoritário, pastoral, exatamente por isso, creio eu que ele concorda em tudo isso que você disse, ressaltando que o erro foi seu na interpretação dele.. Abraços e é um belo texto!

    ResponderExcluir
  6. Olá Hoggo!

    Geralmente as igrejas protestantes históricas entendem que o ofício profético e o pastoral são a mesma coisa. Portanto, creio que o Rev. Nicodemus iria negar que as mulheres tivessem um ministério profético na igreja primitiva, contudo poderiam profetizar caso tivessem o dom.

    Há uma distinção entre dom e ministério que os protestantes históricos fazem que creio que não seja a mais adequada ou bíblica.

    ResponderExcluir
  7. Caro Luís Henrique, o texto que você escreveu é muito coerente e bem fundamentado. Parabéns pelo trabalho. Eu já tinha escrito um artigo de rebatimento ao posicionamento do Dr. Nicodemus, antes de conhecer sua análise. A obra em questão era o livro O Culto Espiritual. Ótimo texto e mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Na Paz Matananias! Por favor coloque o link do seu artigo para que outros também possam lê-lo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma