Pelagianismo: Um Modelo Monergista de Redenção

Enviado por Martin Glynn
“Pelagianismo? Monergista? Martin, eu acho que você precisa reavaliar suas definições."
Não, é verdade! Para aqueles que leem principalmente a literatura calvinista da internet, a palavra "monergismo" é entendida como sinônimo de determinismo. No entanto, o termo significa especificamente que as ações (energia) só partem de um sujeito nos processos de redenção e santificação. O processo envolve as duas partes: Deus e o ser humano. Portanto, monergismo é qualquer sistema de crença que vê cada uma das partes como o único ator efetivo no processo, seja ele Deus (Calvinismo/Agostinismo) ou humana (Pelagianismo).
Portanto, fico chocado quando muitos calvinistas parecem louvar o monergismo como se o conceito, por si só, justificasse a superioridade do Calvinismo. A verdade da questão é, ao meu parecer, que a maioria dos calvinistas simplesmente pensam monergisticamente. Muitos creem que o processo deve ser só de Deus ou só do homem, e se nós não dizemos que isso é só de Deus, isto equivale a dizer que é só do homem.
Isso não é verdade.
Aqui está a verdade sobre o assunto:
• Pelagianismo: Monergista: Crê que o homem inicia e conclui o processo de redenção e santificação por viver um tipo de vida modelada por Cristo.
• Semi-pelagianismo: Sinergista: Considera que o homem inicia o processo de redenção, mas ele é concluído pela ajuda de Deus e do sacrifício redentor de Cristo.
• Semi-agostinismo (Arminianismo): Sinergista: Acredita que Deus inicia o processo de redenção, e conclui este nas pessoas que respondem ao seu chamado inicial.
• Agostinismo (Calvinismo): Monergista: Acredita que Deus inicia e conclui o processo de santificação e redenção de um grupo seleto de pessoas.
Aqueles que louvam o “Monergismo” e condenam o "Sinergismo” fazem isso sem entender os termos. Tanto o Pelagianismo (uma teologia monergista) quanto o Semi-Pelagianismo (uma teologia sinergista) são heréticas, e tanto o agostinismo (uma teologia monergista) quanto o Semi-agostinismo (uma teologia sinergista) caem confortavelmente dentro dos limites da ortodoxia.
Veja o Dicionário Oxford da Igreja Cristã para colaborar definições dos termos
Para ir ao post original, clique aqui.

Enviado por Martin Glynn
“Pelagianismo? Monergista? Martin, eu acho que você precisa reavaliar suas definições."
Não, é verdade! Para aqueles que leem principalmente a literatura calvinista da internet, a palavra "monergismo" é entendida como sinônimo de determinismo. No entanto, o termo significa especificamente que as ações (energia) só partem de um sujeito nos processos de redenção e santificação. O processo envolve as duas partes: Deus e o ser humano. Portanto, monergismo é qualquer sistema de crença que vê cada uma das partes como o único ator efetivo no processo, seja ele Deus (Calvinismo/Agostinismo) ou humana (Pelagianismo).
Portanto, fico chocado quando muitos calvinistas parecem louvar o monergismo como se o conceito, por si só, justificasse a superioridade do Calvinismo. A verdade da questão é, ao meu parecer, que a maioria dos calvinistas simplesmente pensam monergisticamente. Muitos creem que o processo deve ser só de Deus ou só do homem, e se nós não dizemos que isso é só de Deus, isto equivale a dizer que é só do homem.
Isso não é verdade.
Aqui está a verdade sobre o assunto:
• Pelagianismo: Monergista: Crê que o homem inicia e conclui o processo de redenção e santificação por viver um tipo de vida modelada por Cristo.
• Semi-pelagianismo: Sinergista: Considera que o homem inicia o processo de redenção, mas ele é concluído pela ajuda de Deus e do sacrifício redentor de Cristo.
• Semi-agostinismo (Arminianismo): Sinergista: Acredita que Deus inicia o processo de redenção, e conclui este nas pessoas que respondem ao seu chamado inicial.
• Agostinismo (Calvinismo): Monergista: Acredita que Deus inicia e conclui o processo de santificação e redenção de um grupo seleto de pessoas.
Aqueles que louvam o “Monergismo” e condenam o "Sinergismo” fazem isso sem entender os termos. Tanto o Pelagianismo (uma teologia monergista) quanto o Semi-Pelagianismo (uma teologia sinergista) são heréticas, e tanto o agostinismo (uma teologia monergista) quanto o Semi-agostinismo (uma teologia sinergista) caem confortavelmente dentro dos limites da ortodoxia.
Veja o Dicionário Oxford da Igreja Cristã para colaborar definições dos termos
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