Pular para o conteúdo principal

Reflexão Sobre Jesus na Arte



Antes de dissertarmos sobre Jesus na arte é necessário termos em mente alguma definição sobre arte. A definição que iremos seguir relaciona-se com a capacidade humana de manifestar alguma ideia ou propósito para uma coletividade, seja isto através da pintura, literatura, música... Dentro desta esfera podemos dizer que a primeira forma de manifestação artística sobre Jesus é a própria Bíblia, em especial o Evangelho contido de modo quadrangular no Novo Testamento. Não podemos dizer que este Jesus é apenas o resultado de um esforço humano em caracterizá-lo, como os liberais o fazem, contudo, nem um esforço meramente divino, como os esotéricos o fazem. Deveras, este Jesus é a cooperação entre o divino Espírito e a capacidade humana (i.e artística) de representar algo ou alguém. Embora haja diferentes teologias de como cada evangelista tenha pintado Jesus nos papiros originais, podemos perceber de forma mais ampla que Jesus (i.e o Jesus artisticamente autorizado pelo Espírito Santo) sempre demonstra-se uma figura contraditória, seja por causa de sua afirmação de ser divino, por causa de sua vida piedosa ou por causa de sua teologia. Porém, fisicamente ele não causou nenhuma reação inesperada por parte dos expectadores, era reconhecido como judeu (Jo 4.9), teve de ser reconhecido por um beijo (Mt 26.48), mesmo após a ressurreição não despertava interesse estético (Lc 24.15), sendo até confundido com um jardineiro (Jo 20.15). Não é a aparência de Jesus motivo de admiração, mas o seu Ser o é. Artisticamente inspirados pelo Espírito Santo este é o Jesus pintado pelos evangelistas no cântico escatológico de Apocalipse 5.9: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”.

Contudo, a natureza humana não poderia deixar de fazer as suas próprias interpretações de quem é Jesus. Isto se manifestou primeiramente nos grupos que ficariam conhecidos posteriormente como gnósticos, eles poetizaram Jesus no molde das mitologias gregas, fazendo de Jesus mais um semideus impessoal e não o Deus encarnado em prol de uma humanidade pecadora. Até mesmo a falta de um corpo físico fora assimilado por estes grupos, e isto devido às suas convicções filosóficas (cf. 2Jo 1.7). Isto é o que podemos encontrar, sucintamente, no mundo neotestamentário sobre Jesus na arte, seja ela na cooperação humano/divina ou apenas humana.


Prosseguindo e deixando o tempo no qual foi escrito o Novo Testamento, a igreja por sua vez também não deixou de manifestar artisticamente o seu Senhor e Salvador, por ora, algumas vezes a igreja tenha cedido “à tentação” de honrar mais a criação do que o Criador a arte empregada foi e continua sendo puro dom de Deus a serviço do Reino, mesmo tendo os súditos distorcido o propósito original. Dentro deste quadro de dom dado por Deus versus depravação humana a imagem do Salvador foi reconstituída pela igreja conforme as suas tradições locais. Não é de se admirar que Jesus fosse loiro de olhos azuis para os bárbaros que invadiram Roma, ruivo de pele sardenta para os chiprenses e moreno de tez bronzeada para os egípcios. Estas são as três tradições que há na igreja sob o império romano. Entretanto, outras figuras além dos muros do império romano foram formadas, os cristãos ortodoxos etíopes em seus evangelhos iluminados não tem medo de retratar o menino Jesus aos braços de Maria com pele negra e ambos com um penteado Black-Power de fazer inveja aos Jackson’s Five, e isto para o escândalo dos cristãos europeus que mesmo possuindo um cristianismo mais recente do que os etíopes (At 8.27) creem obstinadamente que são mais prudentes em seu retrato de um Jesus Cristo histórico. Para os antigos cristãos nestorianos chineses e também para os atuais católicos romanos chineses Jesus tem olhos puxados e pele amarela.

Jesus deste os tempos da igreja primeva e até o presente tempo foi adaptado para as condições geográficas onde a fé cristã foi estabelecida. Talvez numa ânsia por um Jesus menos estrangeiro e mais camarada algumas modificações tenham sido interessantes e provocaram bons resultados ao longo de um prazo maior. Porém, a adaptação sempre dá a oportunidade para a aniquilação de uma verdade e a fixação de uma mentira, dentro dessa ótica a igreja nunca foi uma adaptadora da figura de Jesus, mas sempre uma perpetuadora daquilo que foi recebido no Evangelho. Contudo, desde as primeiras representações de Jesus nas catacumbas o elemento da adaptação está fortemente presente (cf. Em o Bom Pastor – Catacumba de São Calisto – Jesus é uma adaptação do Hermes Kriophoros), creio que não mudando ou substituindo essencialmente Jesus, mas tornando-o uma figura relativamente mais próxima. O que não é saudável é perdermos Jesus para ficarmos com a arte, pois a finalidade da arte é ser uma facilitadora da proclamação cristã e não o contrário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12