terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Palestinos encontram tesouro de moedas antigas em Gaza




CIDADE DE GAZA - O Ministério de Turismo e Antiguidades em Gaza anunciou na segunda-feira a descoberta de artefatos antigos perto da fronteira egípcia em Rafa.

"A descoberta mais importante foram as 1.300 moedas antigas de prata, tanto grandes como pequenas", disse Mohammed al-Agha, ministro de Turismo e Antiguidades no governo islâmico.

Ele disse que os arqueólogos descobriram também um moedor de basalto negro, uma moeda com uma cruz gravada, e os restos de muros e arcos que acreditasse terem sido construídos em 320 a.C.

Eles também descobriram um "compartimento" subterrâneo misterioso com uma entrada bloqueada que parece ter sido uma tumba, disse Agha.

A Autoridade Palestina vem realizando escavações arqueológicas desde 1990, mas esta foi a primeira grande descoberta a ser anunciada pelo Hamas.

O movimento islâmico tomou o controle do empobrecido território costeiro em junho de 2007, quando expulsou as forças leais a Banda Ocidental Palestina do presidente Mahmud Abbas.

A escavação arqueológica, ainda em curso, está perto de onde uma vasta rede de túneis de contrabando abastecia uma economia vital entre israelenses e egípcios obrigou-se a fechar após a aquisição.


Fonte: Google

0 comentários:

Postar um comentário