Pular para o conteúdo principal

Arqueologia: 188 casas do período Neolítico foram descobertas na região do Médio Eufrates


27 de Março de 2010

por Ruaa AL-Jazaeri


Global Arab Network

Tal Bokrous é uma amostra da primeira aldeia agrícola construída de acordo com o estilo arquitetônico da Idade da Pedra em Deir Ezzor, (432 kms a nordeste de Damasco, Síria).

O sítio é a únicaa descoberta arqueológica na região do Médio Eufrates, que pertence à fase de expansão do período Neolítico.

O período Neolítico (Nova Idade da Pedra), foi um período de desenvolvimento da tecnologia humana, teve início em cerca de 9500 a.C no Oriente Médio, que é tradicionalmente considerado a última parte da Idade da Pedra.

As casas adjacentes construídas ao longo dos dois lados da área da vila mostra a grandeza do estilo arquitetônico naquele período.

O arqueólogo Yarub al-Abdullah disse: "O número de casas desenterradas soma 188, cada casa inclui três salas construídas de tijolos secos, enquanto os pisos e paredes foram pintados com barro ou gesso.”

Algumas paredes foram decoradas com pinturas coloridas representando patos e gansos, acrescentou o arqueólogo.

Restos de plantas carbonizadas foram encontrados em grelhas feitas de argamassa, visto que a comunidade agrícola a utilizava para viver no local, dependendo da agricultura e pecuária.

Estudos mostraram que a cevada utilizada crescia naturalmente no local, posteriormente os habitantes locais desenvolveram a agricultura e começaram a semear cereais e lentilhas.

O artesanato dependia principalmente das matérias-primas disponíveis, tais como alabastro e pedras de obsidiana.

Muitas pedras tornadas em agulhas, brocas, esculturas e utensílios foram desenterrados no local.

Esculturas de mulheres nuas e cabeças de homem feitas de barro cozido foram as mais importantes descobertas no sítio.

Os achados arqueológicos preenchem uma importante lacuna na nossa compreensão na região do Médio Eufrates a qual dependia principalmente da agricultura.


Fonte: Global Arab Network

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma