Pular para o conteúdo principal

Um resumo conciso da visão corporativa da eleição e predestinação

Um Resumo Conciso da Visão Corporativa de Eleição e Predestinação


Aqui está um excelente resumo conciso das doutrinas da eleição e predestinação condicional a partir da perspectiva de eleição corporativa, que difere da tradicional visão arminiana de eleição individual baseada na fé prevista. Tanto a visão tradicional quanto a visão corporativa de eleição são permitidas na SEA, pois ambos concebem a eleição e predestinação como condicionais à fé em Cristo. Este material vem da NIV Life in the Spirit Study Bible da Zondervan. A descrição das doutrinas da eleição e predestinação é seguida por alguns comentários citados das notas da “Bíblia de Estudo” em 1Pe 1.2 e Rm 8.29 para mostrar como a perspectiva de eleição corporativa pode tomar o lugar da presciência na eleição, também muito diferente da tradicional visão arminiana, embora totalmente consonante com a teologia arminiana, figurando-se dentro de uma visão condicional da eleição e predestinação.


Eleição


A escolha Divina daqueles que creem em Cristo é um importante ensinamento do apóstolo Paulo (veja Rm 8.29-33, 9.6-26, 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13 e Tt 1.1). Eleição (ἐκλογή - gr. ekloge) refere-se à escolha de Deus em Cristo de um povo a quem ele destina a ser santo e irrepreensível aos seus olhos (cf. 2Ts 2.13). Paulo vê essa eleição como a expressão da iniciativa de Deus, como o Deus de amor infinito, em nos dar como criação finita todas as bênçãos espirituais através da obra redentora do seu Filho (1.3-5). O ensinamento de Paulo sobre a eleição envolve as seguintes verdades:

(1) A eleição é cristocêntrica, ou seja, a eleição ocorre somente em união com Jesus Cristo; "nos escolheu nele" (Ef 1.4; veja 1.1, nota). O próprio Jesus é o primeiro de todos os eleitos de Deus. Concernente a Jesus, Deus declara: "Eis aqui o meu servo, que escolhi" (Mt 12.18; cf. Is 42.1, 6 e 1Pe 2.4). Cristo, como o eleito, é o fundamento da nossa eleição. Somente em união com Cristo nos tornamos membros do eleito (Ef 1.4, 6-7, 9-10, 12-13). Ninguém é eleito à parte da união com Cristo através da fé.

(2) A eleição é "nele... por meio do seu sangue" (NVI - Ef 1.7). Deus propôs antes da criação (Ef 1.4) formar um povo através da morte redentora de Cristo na cruz. Assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28 e Rm 3.24-26).

(3) A eleição em Cristo é principalmente corporativa, ou seja, eleição de um povo (Ef 1.4-5, 7 e 9). Os eleitos são chamados de “corpo de Cristo" (4.12), "a minha igreja" (Mt 16.18), "povo de propriedade exclusiva de Deus" (1Pe 2.9), e de “noiva” de Cristo (Ap 19.7). Portanto, a eleição é corporativa e abrange somente indivíduos que se identificam e se associam com o corpo de Cristo, a verdadeira igreja (Ef 1.22-23; veja Robert Shank, Elect in the Son, [Minneapolis: Bethany House Publishers]). Isto já era verdade no Israel do Antigo Testamento (cf. Dt 29.18-21, nota; 2Rs 21.14, nota; veja o artigo sobre a Aliança de Deus com os Israelitas, 298p.).

(4) A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo é sempre certa. Mas a certeza da eleição dos indivíduos permanece condicional à sua fé viva e pessoal em Jesus Cristo e perseverança na união com ele. Paulo demonstra isso da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos "santos e irrepreensíveis perante ele" (Ef 1.4). Isto se refere tanto ao perdão dos pecados (1.7) quanto à pureza da igreja como a noiva de Cristo. A eleição do povo de Deus está sendo conduzida pelo Espírito Santo em direção à santificação e santidade (veja Rm 8.14; Gl 5.16-25). O apóstolo enfatiza repetidamente esse propósito primordial de Deus (veja Ef 2.10, 3.14-19, 4.1-3, 13-24, 5.1-18). (b) O cumprimento desse propósito para o corpo da igreja é certo: Cristo irá “apresentar a si mesmo igreja gloriosa,... santa e sem defeito." (Ef 5.27). (c) O cumprimento desse propósito para as pessoas na igreja é condicional. Cristo nos apresentará "santos e irrepreensíveis perante ele" (Ef 1.4) somente se continuarmos na fé. Paulo afirma isso claramente: Cristo irá "apresentar-vos perante ele santos... se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho..." (Cl 1.22-23).

(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16-17; 1Tm 2.4-6, Tt 2.11 e Hb 2.9), mas torna-se atual para um contingente particular de pessoas no seu arrependimento quando aceitaram o dom divino da salvação em Cristo (Ef 2.8, 3.17; cf. At 20.21; Rm 1.16 e 4.16). No ponto de fé, o crente é incorporado no corpo eleito de Cristo (a igreja) pelo Espírito Santo (1Co 12.13), tornando-se um dos eleitos. Assim, há tanto a iniciativa de Deus quanto nossa resposta na eleição (veja Rm 8:29, nota; 2Pe 1.1-11).


Predestinação


Predestinação (προορίζω - gr. proorizo) significa "decidir de antemão" e se aplica aos propósitos de Deus compreendidos na eleição. A eleição é escolha de Deus "em Cristo" de um povo (a verdadeira igreja) para si. A predestinação compreende o que acontecerá com o povo de Deus (todos os crentes genuínos em Cristo).

(1) Deus predestina o seu eleito a ser: (a) chamado (Rm 8.30); (b) justificado (Rm 3.24, 8.30); (c) glorificado (Rm 8.30); (d) conforme a imagem do seu Filho (Rm 8.29); (e) santo e irrepreensível (Ef 1.4); (f) adotado como filhos de Deus (1.5); (g) redimido (1.7); (h) beneficiário de uma herança (1.14); (i) para o louvor de sua glória (Ef 1.2; 1Pe 2.9); (j) receptor do Espírito Santo (Ef 1.13; Gl 3.14) e (k) criado para as boas obras (Ef 2.10).

(2) Predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo de Cristo (isto é, a verdadeira igreja espiritual), e compreende somente indivíduos em associação com esse corpo através de uma fé viva em Jesus Cristo (Ef 1.5, 7, 13; cf. At 2.38-41 e 16.31).


Resumo


Concernente à eleição e predestinação, podemos usar a analogia de um grande navio no seu caminho para o céu. O navio (a igreja) é escolhido por Deus para ser sua própria embarcação. Cristo é o Capitão e o Piloto desse navio. Todos os que desejam ser uma parte deste navio eleito e do seu Capitão, pode fazê-lo através de uma fé viva em Cristo, pela qual eles vêm a bordo no navio. Enquanto eles estão no navio, em companhia do Comandante do navio, estão entre os eleitos. Se eles escolherem abandonar o navio e o Capitão, eles deixam de fazer parte dos eleitos. A eleição sempre está em união com o Capitão e o seu navio. A predestinação nos diz sobre o destino do navio e o que Deus tem preparado para aqueles que permanecem nele. Deus convida a todos para entrar a bordo do navio eleito mediante a fé em Jesus Cristo. [Life in the Spirit Study Bible, 1854-1855pp.]


Life in the Spirit Study Bible nota sobre 1Pe 1.2


A presciência de Deus: Somos "escolhidos" para ser o povo de Deus de acordo com sua presciência, ou seja, de acordo com o conhecimento exaustivo do seu plano de redenção em Cristo para a igreja, mesmo antes da criação e da história humana ter começado (veja Rm 8.29 nota). Presciência é praticamente um sinônimo da soberania de Deus e do previdente propósito de redimir conforme o seu eterno amor. Os "escolhidos" são a companhia dos verdadeiros crentes, escolhidos em harmonia com o plano determinado de Deus para redimir a igreja pelo sangue de Jesus Cristo através da obra santificadora do Espírito Santo (veja o artigo sobre a Eleição e Predestinação, 1845p.). Todos os crentes devem participar em sua eleição pela sua resposta de fé e por estarem ansiosos em confirmar o seu chamado e eleição (veja 2Pe 1.5 e 10, nota).


Life in the Spirit Study Bible nota sobre Rm 8.29


Aqueles que Deus conheceu: "Conheceu" neste versículo é equivalente a "pré-amado" e é usado no sentido de "definir a relação amorosa", "escolher a amar desde a eternidade" (cf. Ex 2.25; Sl 1.6; Os 13.5; Mt 7.23; 1Co 8.3; Gl 4.9; 1Jo 3.1).

(1) Presciência significa que Deus propôs desde a eternidade amar e resgatar a raça humana por meio de Cristo (1Jo 5.8; Jo 3:16). O receptor da presciência de Deus ou o pré-amor é indicado no plural e se refere à igreja. Isto é, o pré-amor de Deus é primariamente do corpo de Cristo (Ef 1.4, 2.4 e 1Jo 4.19) e inclui apenas os indivíduos que se identificam com esta corporação mediante a permanente fé e união com Cristo (Jo 15.1-6; veja o artigo sobre a Eleição e Predestinação, 1854p.)

(2) O corporativo corpo de Cristo alcançará a glorificação (v. 30). Crentes individuais cairão da glorificação se separarem-se do pré-amado corpo e se não conseguirem manter sua fé em Cristo (vv. 12-14, 17 e Cl 1.21-23).

Fim da Bíblia de Estudo

Outra interpretação corporativa da presciência em relação à eleição além dessas mencionadas pela “Bíblia de Estudo” é aquela que se refere ao reconhecimento prévio do povo corporativo de Deus como o seu parceiro de aliança (veja Brian Abasciano, "Clearing Up Misconceptions about Corporate Election", Ashland Theological Journal 41 [2009] 67-102).

Correndo o risco de excessiva simplificação, todas estas visões de presciência corporativa na eleição podem ser resumidas dizendo que na visão de eleição corporativa, a eleição de acordo com a presciência se refere à eleição baseada na eleição prévia de Cristo e do povo corporativo de Deus nele.

Para mais informações sobre a eleição corporativa, veja esses itens em nosso site:

A. Philip Brown, II, "ELECTION IN THE OLD TESTAMENT"



Imprima este artigo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma