quinta-feira, 18 de março de 2010

Khirbet el-Maqatir


O Mistério de Ai Está Resolvido?

A localização da cidade de Ai mencionada em Josué 7-8 há muito tempo tem sido uma questão de mistério e controvérsia. Escavações em Khirbet el-Maqatir tem descoberto topografia, fortificações e cerâmicas que fortemente sugerem que este sítio seja em candidato para o local da cidade enigmática que a narrativa bíblica narra como tendo sido conquistada pelo exército de Josué.

Tradicionalmente, a maioria dos arqueólogos localizam a Ai de Josué no et-Tell, situado a 1 km a leste de El-Khirbet Maqatir. No entanto, no et-Tell não há indícios de ocupação do tempo de Josué, um fato que tem levado os estudiosos a duvidar da historicidade do relato da captura de Ai, e também da conquista em geral.

Escavações anteriores neste sítio revelaram um portão de cidade e um complexo de muralha, além de cerâmicas da Idade do Bronze Posterior I e possíveis enterramentos infantis. Nesta temporada, o diretor de escavação Dr. Bryant Wood pretende continuar as escavações das muralhas da cidade e do portão.

Voluntários vão ficar no ar condicionado, a Yad Hashmonah, o cristão/messiânico judaico moshav, localizada a cerca de 8 milhas a oeste da Cidade Velha de Jerusalém.


Fonte: Bible Archaeology Review

0 comentários:

Postar um comentário