segunda-feira, 29 de março de 2010

Último segmento do Talmude de Jerusalém foi descoberto em Genebra

Pesquisadores encontram a sentença completa que faltava no Talmude na coleção de manuscritos dos manuscritos de Genizah do Cairo que se tornou parte da inteligível do Tratado Bikkurim

Tzofia Hirshfeld
Publicado em: 23.03.10, 14:55 / Israel Jewisn Scene

Manuscritos de Genizah do Cairo, uma coleção de antigos escritos judaicos armazenados numa sinagoga egípcia, foram recentemente examinados e revelaram novos segmentos do Talmude, Mishnah (leis orais judaicas) e da literatura rabínica.

Entre as escrituras foi achada uma sentença inteira fora do Talmude de Jerusalém o Tratado Bikkurim que não existia até agora. A incorporação da frase na Guemará torna o capítulo tratado inteligível.

Os manuscritos, que incluem 350 páginas da Genizah do Cairo foram armazenados por cerca de 100 anos em uma lata na Universidade de Genebra, que ninguém sabia existir. Peritos em papiros gregos recentemente descobriram a lata e empregaram os serviços do Prof. David Rosenthal do Departamento Talmude da Universidade Hebraica.

Rosenthal, publicou recentemente um livro que contém alguns dos segmentos recém-descobertos, juntamente com as análises de acompanhamento.


O segmento do Tratado Bikkurim encontrado em Genebra (Foto: Biblioteque de Geneve)

"A Genizah do Cairo inclui qualquer livro judaica andrajoso, o que significa que contém uma variedade de literatura. Havia textos que nós não sabíamos se existiam e [por isso] cada um é importante", explica Rosenthal.

"O Talmude de Jerusalém que conhecemos é baseado em um único manuscrito e, portanto, qualquer segmento antigo da Genizah achamos ser extremamente importante. O que temos encontrado na coleção de Genebra é uma sentença que não aparece nas versões que conhecemos".

Além do Talmud, os manuscritos encontrados também continham outras fontes, como um pedaço do Rabino Saadia Gaon's Sefer ha-Galui, assim como poesia e liturgia.

"O século 20 nos deu duas grandes descobertas. Uma delas é os Rolos do Mar Morto e a outro foi a descoberta de partes da Genizah do Cairo", disse o Prof. Rosenthal.

"Os segmentos na Genizah nos expos a muitos escritos novos, não tínhamos conhecimento de, e tão igualmente e importante - nos apresentar a diferentes versões do texto conhecido. Aí repousa a importância das páginas encontradas em Genebra."



Fonte:Ynet

0 comentários:

Postar um comentário