Pular para o conteúdo principal

Arminianismo não é .....


Eu estava visitando uns irmãos calvinistas no Facebook e descobri que eles tinham poucas linhas de ataque ao arminianismo. No começo rebati os ataques simplesmente como mais outro equívoco calvinista sobre o arminianismo, mas quanto mais eu pensava sobre as observações deles, mais eu percebi que as pessoas realmente não entendem o que os arminianos acreditam sobre Deus nem sobre a a salvação em geral. Roger Olson já tem feito um bom trabalho de apresentação dos mitos mais comuns sobre o arminianismo, em seu livro Teologia arminiana: Mitos e Realidades então eu não sinto a necessidade de reescrever o que Olson já escreveu sobre mitos populares sobre o arminianismo.

No entanto, sinto que há algumas coisas que quero salientar sobre o que não é o arminianismo. Arminianismo não é .....

1. Teologia Centrada no Homem - Uma leitura das obras de Armínio vê-se que a ênfase de Armínio está sempre sobre a glorificação de Cristo. Quer se trate da compreensão de Armínio de eleição (centrada em Cristo) a sua compreensão da natureza da perseverança (focado em Cristo), Armínio procurou exaltar a Cristo.

Realmente acredito (e escrevi posts sobre isso antes), que o arminianismo verdadeiramente exalta a Cristo mais que o calvinismo, desde que Jesus não é visto apenas como o Salvador dos eleitos (conforme 1 Timóteo 4:10), mas de todos (João 1:29; 1 Timóteo 2:1-6). Na eternidade, todos os santos hão de declarar que só Jesus é digno de louvor por nos salvar (Apocalipse 5:8-10). A humanidade não vai receber crédito pela nossa salvação eterna, que foi adquirida somente pelo sangue de Jesus Cristo (Hebreus 9:14).

2. Teologia Centrada no Desejo - Alguns tentam ensinar que os arminianos acreditam que alguém, em qualquer lugar pode "desejar" a sua própria salvação. Este não é o caso. Nós acreditamos que além da obra do Espírito, ninguém pode ser salvo (João 6:44; 16:8-11). O Espírito nos convence do pecado e Ele não força a pessoa a acreditar, Ele nos capacita a crer pela graça (Filipenses 1:29; 2 Tessalonicenses 2:13-14). Não negamos que Deus nos deu o livre arbítrio, mas ninguém pode ser salvo sem a obra do Espírito Santo sobre o seu coração. Nós não ensinamos que uma pessoa coopera com Deus para ser salvo, mas que nos rendemos à Sua graça para sermos salvo. Nós recebemos a Sua salvação pela fé (Romanos 5:1; Efésios 2:8-9) e que o Espírito nos regenerou naquele momento (João 3:3-7; Tito 3:5-7; 1 João 5:1). A salvação é sempre pela fé e pela fé continua até o fim (João 8:51; 1 Coríntios 15:1-2; Colossenses 1:21-23; 1 João 2:28).

3. Salvação Mantida por Obras - Alguns querem ensinar que os arminianos acreditam que somos salvos pela graça mediante a fé, mas a mantemos pelas obras. Na verdade, ouvi um "não-calvinista" tentando dizer que esta é a razão pela qual ele não é um arminiano, já que os arminianos acreditam numa salvação tipo “porta giratória” (um minuto você está dentro e do outro você está fora). Como é triste quando não se busca a verdade sobre as obras de Armínio e conta-se com a Internet ou fontes calvinistas de pesquisa.

A realidade é que os arminianos ensinam que somos salvos pela graça através da fé e somos mantidos pela fé. 1 Pedro 1:5 deixa isso muito claro. Jesus disse que Suas ovelhas ouvem (presente) Sua voz e seguem-no e ninguém é capaz de arrebatá-los (aqueles que estão ouvindo a Sua voz) para fora de suas mãos (João 10:27-30). Paulo disse que nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:38-39 com a base sendo "em Cristo Jesus"). Enquanto um crente continua crente em Cristo Jesus, não tem nada a temer (2 Tessalonicenses 3:3). Jesus disse que o trabalho que devemos fazer para a salvação é simplesmente crer (presente) nEle (João 6:29). Quando fazemos isso (acreditar), estaremos seguros (2 Pedro 3:17-18 NVI).

4. Evangelismo é Centrado no Homem - Refiro-me de volta ao ponto 1, mas é absurdo afirmar que os arminianos acreditam num evangelismo centrado no homem. O evangelismo deve ser sempre para a glória de Deus em Cristo Jesus. Quando procuramos fazer discípulos de Jesus, devemos sempre dar ênfase em Jesus e em Seus ensinamentos (Mateus 28:19-20 NVI). O evangelismo deve ser feito usando a Palavra de Deus a fim de trazer a convicção do pecado (1 Timóteo 1:8-11) e trazer as pessoas ao arrependimento através da Palavra de Deus e pela graça de Deus (Romanos 2:4; 3:19-20; 2 Timóteo 2:25; 2 Pedro 3:9).

Para o arminiano, os tristes chamarizes encontrados em muitas igrejas onde você "anda no corredor" ou a dita "oração do pecador" é enganosa e simplesmente não é o arminianismo, mas é semi-pelagianismo. A Bíblia não ensina qualquer outro método para a salvação, senão Deus lidando com as pessoas através do evangelho visando que as pessoas se arrependam e se batizem (Atos 2:37-39, 41; 3:19; 8:12-13, 36-38; 9:17-18; 10:44-48; 11:18; 16:14-15, 30-34; 18:8; 19:1-7; 22:16; 26:20). Não existe nada no Novo Testamento sobre o povo "orando para receber a Cristo" ou "vindo para frente." Jesus simplesmente disse às pessoas para abandonarem tudo e segui-Lo (Lucas 14:25-35; 18:18-30). Ele nunca tentou convencer as pessoas através de suas habilidades para segui-lo, mas ele colocava a verdade diante deles e permitiu-lhes segui-lo ou rejeitá-lo (João 4:42).

5. Falta de Exegese Bíblica - Tenho lido blogs calvinistas e livros que parecem ensinar que o calvinismo é uma fé intelectual, ao passo que o arminianismo é mais emocional. Simplesmente não há provas para isso. Arminianos, como eu, amam a Palavra de Deus e se alimentam de suas preciosas verdades (Mateus 4:4). Eu acredito que é dever do discípulo de Jesus permanecer em Seus ensinamentos (João 8:31-32 NVI), acredito que o discípulo fiel (Apocalipse 17:14) precisa agarrar com firmeza a sã doutrina (1 Timóteo 4:16 NVI).

Ao longo dos anos como um discípulo tenho modificado a minha opinião, mas fiz isso apenas porque procurando as Escrituras concluí que tive que mudar minha crença ou compromisso. O compromisso não é uma opção para o discípulo de Jesus, por isso tenho reformado a minha mente (Romanos 12:2). Deus nos deu Sua Palavra para conhecer Seus caminhos e caminhar após Ele (Salmo 19:7-11 NVI) e para distinguir o certo do errado (Hebreus 5:14 NVI). O Espírito Santo nos ajuda a aplicar as Escrituras em as nossas vidas (João 14:25-26; 1 Coríntios 2:11-16). É importante para nós obedecer a Deus e à Sua Palavra (Tiago 2:14-26) e sermos transformados pela Palavra.

Conclusão

De nenhuma maneira entendo tudo sobre o calvinismo, mas eu oro para que os meus irmãos calvinistas sejam cautelosos na rotulagem do arminianismo, assim como qualquer um dos pontos acima, além da primeira leitura e o estudo do que Armínio disse sobre o assunto. Nós arminianos temos sidos considerados culpados de atacar os calvinistas sobre o que percebemos do calvinismo sem primeiro ter procurado saber se João Calvino ensinou tal doutrina. Eu admito isso e por isso estou arrependido. Mas eu acho que como irmãos e irmãs em Cristo precisamos de mais compreensão e fazer menos suposições falsas sobre cada outro sistema teológico.


Fonte: Arminian Today

Comentários

  1. Concordo em gênero, número e grau com o escrito do irmão "arminiano" (rsrsrsrs...). "Mas eu acho que como irmãos e irmãs em Cristo precisamos de mais compreensão e fazer menos suposições falsas sobre cada outro sistema teológico." - Também lamento todas essas farpas lançadas de ambos os lados. Como "calvinista", tenho minhas convicções que foram adquiridas com o passar dos anos na minha caminhada cristã e, tenho absoluta certeza de tê-las firmadas à luz da Palavra de Deus. Às vezes brincamos, eu e um grande amigo e irmão, pastor metodista, arminiano convicto e um santo dentre os eleitos(rsrsrs... não resisti), que Armínius e Calvino estão curtindo no paraíso enquanto debatemos suas teologias que foram mal interpretadas por nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA: Quem foi Jacó Armínio

Quem foi Jacó Armínio Jacó Armínio foi um teólogo holandês (1560 - 1609), nascido em Oudewater, Utrecht. Muito jovem tornou-se órfão de pai1 (Hermann Jakobs), que deixou uma viúva com três filhos pequenos para criar. A sua mãe (Angélica), irmãos e parentes morreram durante o massacre espanhol em Oudewater em 1575.2 O pastor Theodorus Aemilius adotou Armínio e o enviou para ser instruído em Utrecht, após a sua morte, coube ao professor Rudolph Snellius trazê-lo a Marburgo e o qualificar para estudar teologia na recém-fundada Universidade de Leiden (1576-1582).3 A sua formação teológica em Leiden, entre 1576 a 1582, incluiu os professores Lambertus Danaeus, Johannes Drusius, Guillaume Feuguereius e Johann Kolmann. Kolmann ensinava que o hiper-calvinismo transformava Deus em um tirano e homicida, sob a sua influência Armínio começou a elaborar uma teologia que competiria com teologia reformada dominante de Calvino. Em 1582, Armínio tornou-se aluno de Theodoro de Beza em Genebra. O

O Ordo Salutis arminiano e calvinista: um breve estudo comparativo

Por Ben Henshaw A ordo salutis é a "ordem da salvação". Ela enfoca o processo de salvação e a ordem lógica desse processo. A principal diferença entre a ordo arminiana e a calvinista recai sobre a fé e a regeneração. Estritamente falando, a fé não faz parte da salvação na ordo arminiana, uma vez que ela é a condição que se satisfaz antes do ato salvador de Deus. Tudo o que segue a fé é salvação na ordo arminiana, enquanto na ordo calvinista a fé é – de algum modo – o resultado da salvação. O que se segue é como eu vejo a ordo arminiana comparada com a ordo calvinista, juntamente com o porquê de eu achar teologicamente problemática a ordo calvinista. Ordo salutis arminiana: Graça preveniente Fé [União com Cristo] Justificação Regeneração Santificação Glorificação Notas sobre a ordo arminiana: Novamente, é importante notar que, estritamente falando, a graça preveniente e a fé não são parte da salvação, mas são necessárias para a salvação. A graça preveniente torna possível uma

Jesus Ensinou Eleição Incondicional Em Mc 4.11-12?

Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles. (Mc 4:11-12) Este texto gerou dúvidas em certos irmãos porque segundo alguns cristãos, Jesus estaria aqui ensinando a eleição incondicional. Tal texto não somente é impróprio para afirmar esta doutrina, mas também é um texto que demonstra claramente o gracioso sinergismo na salvação do ser humano. Não pretendo ser muito extenso na explicação e, portanto, vou me deter ao máximo nestes versículos. Para começar gostaria de trazer um comentarista bíblico de peso. John Wesley diz: Marcos 4.11 Aos de fora – Assim os judeus designavam os pagãos; também o nosso Senhor designa todos os incrédulos obstinados, portanto eles não entrarão em seu reino, eles habitarão nas trevas exteriores. Marcos 4.12